Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Água, Esgoto, Gestão de Resíduos e Descontaminação

O RS ainda apresenta boa margem para o avanço dos serviços de saneamento básico

De acordo com CNAE 2.0 o serviço de Água, Esgoto, Atividades de Gestão de Resíduos e Descontaminação compreende as atividades de Captação, Tratamento e Distribuição de Água, seja através de uma rede permanente de infraestrutura ou por outras formas de distribuição que podem ser fornecidas ao consumidor final pela mesma unidade ou por unidades diferentes. Também compreende a Coleta e Tratamento de Esgoto e as Atividades Relacionadas à gestão de resíduos de todos os tipos sejam industriais ou domésticos e de materiais contaminantes, resultando no descarte ou reaproveitamento como matéria-prima secundária para outros processos de produção. O Serviço inclui ainda a Coleta, Tratamento e Disposição de Resíduos e a Descontaminação e Outros Serviços de Gestão de resíduos.

Segundo a RAIS, em 2012, o Rio Grande do Sul contava com 352 estabelecimentos de Captação, Tratamento e Distribuição de Água distribuídos em 314 municípios, com destaque para os municípios de Porto Alegre, com 4 estabelecimentos e Rio Grande com 5 estabelecimentos. Encontravam-se empregados no segmento 9.300 pessoas, com concentração de 32% dos postos de trabalho nos municípios de Porto Alegre.

No segmento de Esgoto e Atividades Relacionadas, em 2012, o Rio Grande do Sul contava com 54 estabelecimentos distribuídos em 25 municípios, com destaque para o município de Porto Alegre, com 17 estabelecimentos. Encontravam-se empregados no segmento 426 pessoas, sendo que 206 postos de trabalho concentrados no município de Porto Alegre.

Na Coleta, Tratamento e Disposição de Resíduos, em 2012, o Rio Grande do Sul contava com 471 estabelecimentos distribuídos em 147 municípios, com destaque para os municípios de Porto Alegre com 44 estabelecimentos, Novo Hamburgo com 21, São Leopoldo e Caxias do Sul com 19 e Canoas com 18. Encontravam-se empregados no segmento 11.868 pessoas, com concentração de 36% destes postos de trabalho no município de Porto Alegre. 

Arquivos para download

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul