Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Alojamento e Alimentação

A expansão dos serviços de Alojamento e Alimentação reflete a intensificação das atividades de Turismo no RS

De acordo com CNAE 2.0, o serviço de Alojamento e Alimentação compreende as atividades de alojamento de curta duração como hotéis e similares e os serviços de alimentação como restaurantes, catering1 entre outros.

Segundo a RAIS2, em 2015, o Rio Grande do Sul contava com  2.042 estabelecimentos de Alojamento distribuídos em 249 municípios com destaque para os municípios de Porto Alegre e Gramado com 429 estabelecimentos, o que representava 21% do total do Estado. Encontravam-se empregados no segmento 19.807 pessoas, com concentração de 37% destes postos de trabalho somente nos municípios de Porto Alegre e Gramado.

No segmento de Alimentação o Estado contava com 15.628 estabelecimentos distribuídos em 443 municípios, com destaque para os municípios de Porto Alegre e Caxias do Sul. Encontravam-se empregados no segmento 86.063 pessoas, sendo que 33% dos postos de trabalho concentrados só em Porto Alegre.

 

1Serviços de Catering – Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas.

2RAIS – Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego

Nota: A análise dos Alojamentos e Alimentação foi baseada na Seção I, da CNAE 2.0, que abrange as seguintes Divisões: (1) Alojamento e (2) Alimentação.


Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul