Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Balança comercial

O RS apresentou o sexto maior saldo da balança comercial do Brasil em 2023

O saldo da balança comercial resulta da diferença entre as exportações e as importações. O saldo é considerado positivo quando temos valores das exportações maiores que o das importações (superávit), e negativo quando os valores das importações são maiores que os das exportações (déficit).

O Brasil vem apresentando saldo positivo em sua balança comercial nos últimos anos, após saldo negativo em 2013 e 2014. A participação predominante de produtos básicos na pauta de exportações brasileira, aliada à comparação internacional em termos de exportações líquidas, não deixam dúvidas quanto à importância desse conjunto de bens, o que nos permite classificar o Brasil como exportador de commodities¹.

Ao contrário do Brasil, o Rio Grande do Sul apresentou saldo positivo em toda a série histórica analisada. Os menores saldos ocorreram em 2013 e 2014.

Também se observa uma diminuição da participação do Estado nas exportações brasileiras nos últimos anos. Em 2023, o Rio Grande do Sul possuía participação de 6,34%, na sétima posição entre os estados brasileiros, atrás do Estado de São Paulo, mas também de outros estados produtores de commodities, especificamente, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e Pará.

¹IPEA. Resposta das Exportações Brasileiras a Choques de Commodities In: Carta de conjuntura nº 30, 19 de abril de 2016.

Evolução da balança comercial do Brasil (2013-2023)
Fonte: MDIC/Estatísticas de Comércio Exterior

Evolução da balança comercial do RS (2013-2023)

Fonte: MDIC/Estatísticas de Comércio Exterior

Participação do RS nas exportações e nas importações do Brasil (2013-2023)
Fonte: MDIC/Estatísticas de Comércio Exterior

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul