Batata-doce e batata-inglesa

O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor nacional de batata-doce e o quarto de batata-inglesa

A batata-doce é considerada uma cultura de subsistência. Seu cultivo ocorre em todas as regiões do Brasil, embora esteja mais presente nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, notadamente nos Estados do São Paulo, Rio Grande do Sul e Ceará. O Rio Grande do Sul, maior produtor nacional, contava, no período 2020-2022, com uma produção média de 152.959 toneladas/ano, que representava 18% do total nacional.

Desse total, mais da metade é produzida por municípios localizados no centro-sul do Estado. O Município de Mariana Pimentel é o maior produtor gaúcho, com 15,3 mil toneladas/ano em média no período.

Já em relação ao cultivo da batata-inglesa, cultura que pode apresentar até três safras anuais, o Rio Grande do Sul teve uma produção média anual de 426.972 toneladas no triênio 2020-2022. Com 11% da produção nacional, é superado pelos Estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Os quatro estados juntos são responsáveis por 82% da produção nacional.

Entre os municípios do Estado que apresentam as maiores quantidades produzidas, no período 2020-2022, destaca-se São Francisco de Paula, com uma produção média anual de 103.833 mil toneladas/ano. Em seguida, Bom Jesus, com 79,2 mil, e São José dos Ausentes, com 61,6 mil.

Evolução anual da área plantada e da quantidade produzida de batata-doce no Brasil e no RS (2012-2022)

Fonte: IBGE/Pesquisa Agrícola Municipal

Evolução anual da área plantada e da quantidade produzida de batata-inglesa no Brasil e no RS (2012-2022)

Fonte: IBGE/Pesquisa Agrícola Municipal