Batata-Doce e Batata-Inglesa

O Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional de batata-doce e o quarto de batata-inglesa

A batata-doce, considerada cultura de subsistência, é cultiva em todas as regiões do Brasil, embora esteja mais presente nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, notadamente nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Sergipe, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraíba.

O Rio Grande do Sul, maior produtor nacional, contava no período 2013-2015 com uma produção média de 164.669 toneladas/ano, que representava 30% do total nacional. Deste total 48% são produzido por 29 municípios, localizados especialmente na região sul do estado. O município de Mariana Pimentel se destaca com uma produção de 12,7 mil toneladas/ano em média. Os demais variam entre um mil e 6,6 mil toneladas/ano.

Já em relação ao cultivo da batata-inglesa, cultura que pode apresentar até três safras anuais, o Rio Grande do Sul tem uma produção média anual de 371.277 toneladas no triênio 2013-2015. Com 10% da produção nacional é superado pelos estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Os quatro estados juntos são responsáveis por 83% da produção nacional.

Entre os municípios do Estado que apresentam as maiores quantidades produzidas, no período 2013-2015, destaca-se São Francisco de Paula com uma produção média anual de 66.667 mil toneladas. Em segundo, São José dos Ausentes com 60 mil toneladas/ano, seguido de Bom Jesus com 54 mil toneladas/ano e de Ibiraiaras com 22.000 toneladas/ano.

Evolução anual da área plantada e da quantidade produzida de batata-doce BR e RS - 2000-2015
tab_Evolução anual da área plantada e da quantidade produzida de arroz batata doce 2013 2015   BR e RS

Fonte: IBGE. Produção Agrícola municipal

Evolução anual da área plantada e da quantidade produzida de batata-inglesa BR e RS - 2000-2015