Batata-Doce e Batata-Inglesa

O Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional de batata-doce e o quarto de batata-inglesa

A batata-doce, considerada cultura de subsistência, é cultiva em todas as regiões do Brasil, embora esteja mais presente nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, notadamente nos estados do Rio Grande do Sul, Paraíba, São Paulo, Sergipe, Paraná, Minas Gerais e Pernambuco.

A área plantada com esta cultura apresentou declínio entre 2000 e 2011, tanto no Brasil quanto no Rio Grande do Sul, enquanto a quantidade produzida aumentou. O Rio Grande do Sul, maior produtor nacional, conta atualmente com uma produção média de 157.181 toneladas/ano, que representa 31% da produção nacional. Os municípios maiores produtores no período de 2009-2011 são Mariana Pimentel e Vale do Sol com uma produção média de 9.600 e 10.150 toneladas/ano, respectivamente. Pelotas, Camaquã e Barra do Ribeiro seguem-se a estes com produção média no patamar de 4.000 toneladas/ano.

Já em relação ao cultivo da batata-inglesa, cultura que pode apresentar até 3 safras anuais, o Rio Grande do Sul é o quarto maior produtor nacional com uma produção média anual de 378.153 toneladas, 10% da produção nacional, superado apenas pelos estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Os quatro estados juntos são responsáveis por 79% da produção nacional.

Entre os municípios do Estado que apresentam as maiores quantidades produzidas, destaca-se no período 2009-2011, São Francisco de Paula com uma produção média anual de 86.583 toneladas. Em segundo lugar destaca-se São José dos Ausentes com 59.000 toneladas/ano, seguido de Bom Jesus com 43.750 toneladas/ano e de Ibiraiaras com 22.000 toneladas/ano. Estes municípios somados a outros 32 municípios respondem por 87% da produção total do Rio Grande do Sul.

Média da quantidade produzida de batata-doce, segundo o período, nos maiores estados produtores e no Brasil - Toneladas
graf batatadoce media estados prod 2000 2011

Fonte: IBGE. Produção Agrícola municipal

Evolução anual da área plantada e da quantidade produzida de batata-doce BR e RS - 2000-2011