Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Coleta de lixo

O RS apresenta uma das mais elevadas taxas de coleta de lixo por serviço de limpeza do Brasil

A Organização Panamericana de Saúde - OPAS - afirma que o problema dos resíduos sólidos, na grande maioria dos países, aumenta com o crescimento populacional e sua concentração nas áreas urbanas, com o desenvolvimento industrial e com as mudanças de hábitos de consumo. Considerando que o desenvolvimento econômico de qualquer região vem acompanhado, invariavelmente, da crescente produção de resíduos sólidos, origina-se assim a necessidade de elaboração de políticas e soluções técnicas adequadas para resolver os problemas de gestão e disposição final, pois a sua ausência é uma das causas da proliferação de vetores de doenças e da degradação da qualidade do solo, das águas e do ar.

De acordo com os dados do Censo 2010, no Brasil, dos 57.324.162 domicílios, 50.106.088 contam com sistema de coleta de lixo por serviço de limpeza ou caçamba de serviço de limpeza, considerados os mais adequados, alcançando um percentual de 87,41%. Entre os estados brasileiros estes percentuais variam entre 55,83% e 98,23%, sendo que o Rio Grande do Sul é o 6º entre os estados que apresentam as maiores taxas de atendimento deste serviço.

No Rio Grande do Sul, dos 3.599.604 domicílios, 3.314.425 contam com sistema de coleta de lixo por serviço de limpeza ou caçamba, correspondendo a 92,08%, taxa de atendimento superior a brasileira. Entre os 496 municípios do Estado, 154 apresentam percentuais de atendimento igual ou superior ao do Estado, podendo atingir até 99,88%, como é o caso do município de Dois Irmãos.

 Por outro lado, é importante ressaltar que, entre as modalidades de destino do lixo, persistem ainda, práticas consideradas inadequadas como: queima ou enterro na propriedade; depósito em terreno baldio ou logradouro; lançamento em rio, lago ou mar ou outro destino.

Domicílios servidos por coleta de lixo em 2000 e 2010
Domicílios servidos por coleta de lixo em 2000 e 2010

Fonte: IBGE/Censo Demográfico

Destino do lixo produzido nos domicílios do RS em 2010 (%)
graf destino lixo rs 2010

Fonte: IBGE/Censo Demográfico

Arquivos para download

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul