Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comércio, Reparação de Veículos Automotores e Motos

Estes segmentos estão presentes na quase totalidade dos municípios do RS e geram grande parte dos empregos do setor de Serviços

De acordo com CNAE 2.0 o serviço de Comércio; Reparação de Veículos Automotores e Motos compreende as atividades de compra e venda de mercadorias no atacado e no varejo, sem transformação significativa, inclusive quando realizadas sob contrato. Inclui também a manutenção e reparação de veículos automotores.

Segundo a RAIS, em 2012, o Rio Grande do Sul contava com  14.928 estabelecimentos de Comércio e Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas distribuídos em 449 municípios com destaque para os municípios de Porto Alegre e Caxias do Sul com 2.543 estabelecimentos. Encontravam-se empregados no segmento 65.627 pessoas, com concentração de 26% destes postos de trabalho somente nos municípios de Porto Alegre e Caxias do Sul.


No segmento de Comércio por Atacado, exceto Veículos Automotores e Motocicletas o Estado contava com 12.300 estabelecimentos distribuídos em 457 municípios, com destaque para o município de Porto Alegre com 2.358 estabelecimentos. Encontravam-se empregados no segmento 95.025 pessoas, sendo que 30% dos postos de trabalho concentrados nos municípios de Porto Alegre, Canoas de Caxias do Sul.


No Comércio Varejista, o Rio Grande do Sul contava com 85.783 estabelecimentos distribuídos em 496 municípios, com destaque para os municípios de Porto Alegre e Caxias do Sul com 14.641estabelecimentos. Encontravam-se empregados no segmento 448.877 pessoas, com concentração de 38% dos postos de trabalho nos municípios de Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Canoas, Santa Maria, Passo Fundo e Novo Hamburgo.

Arquivos para download

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul