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Terça-feira, 21 de Fevereiro de 2017, 4:25
 
Infraestrutura

Ferrovias

 

O Sistema Ferroviário Brasileiro totaliza aproximadamente 30.000 km de extensão, distribuído basicamente pelas regiões Sul, Sudeste e Nordeste e opera por concessão cuja fiscalização é realizada pela  Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT. Seu principal concorrente é o transporte rodoviário, embora seja indicado para a movimentação de grandes volumes de carga e de passageiros em longas distâncias por ser seguro, econômico e pouco poluente. Esta concorrência levou a sua subutilização no Brasil e no Rio Grande do Sul.

A malha ferroviária gaúcha, controlada por longo período pela Rede Ferroviária Federal - RFFSA, foi concedida para a iniciativa privada em 1997, quando passou a ser operada pela Ferrovia Sul Atlântico S.A., mais tarde denominada América Latina Logística do Brasil S.A. - ALL Logística.  Esta operadora, com contrato para o período de 1997 a 2027, é atualmente responsável pela operação da malha ferroviária das regiões Sul e Sudeste,  além de possuir áreas de concessão na Argentina que permitem a integração ferroviária entre os São Paulo e Buenos Aires.

O Rio Grande do Sul possui hoje uma malha de 3.259 km de linhas e ramais ferroviários, utilizada somente para o transporte de cargas. A maior parte apresenta bitola de 1 metro, sendo que apenas 5 km apresentam bitola mista (1,435 m), com objetivo de realizar a integração com as malhas argentinas e uruguaias.

Atualmente alguns trechos das ferrovias estão sem operação regular e os terminais ferroviários que apresentam maior concentração de cargas localizam-se nas proximidades da Região Metropolitana de Porto Alegre e em Passo Fundo, Cruz Alta e Uruguaiana. O terminal de Cacequi possui uma estrutura logística de integração rodo-ferroviário onde os principais produtos transportados são combustíveis, adubos e soja.



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Os trechos ferroviários com maior concentração de cargas localizam-se no entorno da RMPA e em Passo Fundo, Cruz Alta e Uruguaiana


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