Bem-vindo
Sábado, 25 de Fevereiro de 2017, 10:48
 
Infraestrutura

Hidrovias, portos e aeroportos

 

O Rio Grande do Sul apresenta uma importante malha hidroviária, concentrada no leste do Estado, nas bacias hidrográficas do Guaíba e Litorânea. Nestas bacias estão os principais rios navegáveis: Jacuí, Taquari e Sinos, além do Lago Guaíba e da Laguna dos Patos, utilizados para o transporte de cargas. O transporte de passageiros por hidrovia no Lago Guaíba foi retomado em 2011 pela empresa Catsul, depois de 50 anos de interrupção¹, ligando o trecho Porto Alegre-Guaíba. Já a navegação pela bacia do Rio Uruguai e Ibicuí, seu afluente, está restrita basicamente a 27 pontos de travessia de passageiros e de veículos por sistema de balsas ou outras embarcações menores. 

A principal rota hidroviária do Estado encontra-se entre Porto Alegre e Rio Grande, que apresenta um calado de 5,2 metros. As cargas mais significativas transportadas em direção ao Porto de Rio Grande são os produtos petroquímicos, farelo e óleo de soja e celulose. Em direção ao Porto de Porto Alegre destacam-se os fertilizantes, sal, clínquer e bobinas de papel.

O Porto de Rio Grande conta com um calado de 40 pés e um cais público chamado de Porto Novo com 31 pés e 2km de extensão que oferece excelente disponibilidade de atracação. É referência para os países do MERCOSUL e também o principal ponto de multimodalidade do Estado, fazendo com que parte do sistema rodoviário e ferroviário gaúcho tenha a região como ponto de entroncamento.

A multimodalidade do Porto do Rio Grande é um importante fator na redução de custos e no aumento da eficiência logística, segundo a SUPRG - Superintendência do Porto de Rio Grande. Rio Grande está consolidado como o segundo maior porto brasileiro em movimentação de contêineres e o terceiro em movimentação de cargas, com volume geral que, em 2013, chegou a 33,2 milhões de toneladas. A soja em grão é o principal produto embarcado em toneladas, atingindo 24% do total da movimentação do Porto.

Quanto a malha aeroviária, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, localizado em Porto Alegre, é o principal do Estado. A movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional Salgado Filho é da ordem de 8 milhões/ano, envolvendo cerca de 64 mil acessos de aeronaves/ano. Já a movimentação de cargas atinge 22 milhões de kg/ano. O novo terminal de passageiros, concluído em setembro de 2001, tem capacidade para atender uma demanda de até 4 milhões de passageiros/ano, podendo receber até 28 aeronaves de grande porte, simultaneamente.

¹a travessia por barcas acabou sendo desativada no início da década de 1960 com o estabelecimento da ligação por ponte entre as duas cidades e o crescimento do foco no transporte rodoviário.

Movimentação total de mercadorias do Porto do Rio Grande 2000-2013 (mil toneladas) 

Hidrovias, portos e aeroportos - Foto 1  
Fonte: SUPRG 2014

Movimentação de mercadorias  por segmento de carga no Porto do Rio Grande 2013 (toneladas)

Hidrovias, portos e aeroportos - Foto 2  
Fonte: SUPRG 2014

Movimento dos principais aeroportos do Rio Grande do Sul em 2012
Hidrovias, portos e aeroportos - Foto 3

Fonte: SEINFRA/DAP - 2012
*com movimentação de mais de 1.000 passageiros/ano 



Arquivos para download

O RS apresenta uma importante malha hidroviária concentrada no leste do Estado


  • Hidrovias, Portos e Aeroportos

    Hidrovias, Portos e Aeroportos

Anexos

SPGG - Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Endereço: Borges de Medeiros, 1.501, 9° andar. Porto Alegre - RS.
Cep: 90119 - 900 Fone: (51) 3288-1400 Fax: (51) 3226-9722.

Desenvolvido pela Procergs