Bem-vindo
Terça-feira, 21 de Fevereiro de 2017, 4:25
 
Infraestrutura

Geração e Transmisão de Energia

 

No Rio Grande do sul são três grandes empresas que contribuem com as maiores parcelas na geração de energia elétrica: Tractebel Energia S/A , Companhia Estadual de Energia Elétrica - CEEE-GT e Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - CGTEE. Existem ainda empresas de médio porte como a AES Uruguaiana e outras de menor porte.

A capacidade instalada de geração de energia elétrica no RS ampliou-se muito, principalmente nos últimos 12 anos, passando de 1.893,8MW em 1998 para 9.111,8MW em 2013; um crescimento de 481%. O acréscimo registrado permitiu a ampliação dos níveis de consumo não só no RS como também no país, através da operação do sistema interligado de geração e distribuição.

Da atual capacidade de geração energética 71,4% corresponde a hidreletricidade (7 usinas hidrelétricas -UHE, 48 pequenas centrais hidrelétricas - PCH e 47 centrais geradoras - CGH), 22,6% a termeletricidade (58 usinas termelétricas - UTE), 6,0% a energia eólica (20 usinas eólicas -EOL) e um pequeno percentual de energia solar (2 usinas fotovoltaicas).

A tendência a diversificação, além da expansão da energia eólica, inclui projetos de aproveitamento de energia solar e ampliação da utilização de gás natural e de biomassa como fonte de energia, assegurando assim melhorias na relação entre produção, importação e consumo no Estado.

O sistema de transmissão de energia elétrica do Estado faz parte do Sistema Interligado Brasileiro (SIN), estando também conectado ao sistema argentino, através das estações conversoras de Garabí e Uruguaiana e ao sistema uruguaio, através da estação de Rivera-Santana do Livramento.

A operação da rede básica de transmissão de energia elétrica no Rio Grande do Sul com tensões superiores 138kV é realizada na sua maior parte pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). No total o estado conta com mais de 100 subestações de transmissão.

Potência instalada no RS em 2013 - usinas maiores que 30MW

Geração e Transmisão de Energia  - Foto 1
Fonte: Aneel - Banco de Informações de Geração

Potência instalada  de geração de energia no RS por fonte de geração em 2013

Geração e Transmisão de Energia  - Foto 2
Fonte: Aneel - Banco de Informações de Geração

 

Evolução da potência instalada de geração de energia no RS - 1992 a 2013 (MW)
Geração e Transmisão de Energia  - Foto 3
Fonte: CEEE/Balanço Energético do RS 2012
           Aneel - Banco de Informações de Geração





Arquivos para download

Da capacidade total de geração energética do RS, 71,4% corresponde as usinas hidrelétricas.


  • Geração e transmissão de energia - RS

    Geração e transmissão de energia - RS

Anexos

SEPLAN - Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional
Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional
Endereço: Borges de Medeiros, 1.501, 9° andar. Porto Alegre - RS.
Cep: 90119 - 900 Fone: (51) 3288-1400 Fax: (51) 3226-9722.

Desenvolvido pela Procergs