Bem-vindo
Sábado, 25 de Fevereiro de 2017, 10:49
 
Indicadores Sociais

Museus e Bibliotecas Públicas

 

Os museus cumprem um papel importantíssimo para a cultura e a educação de uma sociedade. O Governo Federal, através do Sistema Nacional de Museus, tem tomado muitas iniciativas com o objetivo de promover a valorização, a preservação e a revitalização das instituições museológicas existentes.

Em 1991 o Rio Grande do Sul criou o Sistema Estadual de Museus – SEM e o estabelecimento das sete regiões museológicas e em 2006 o Sistema Nacional criou um cadastro onde mapeou mais de 2.500 instituições em todo o país.

O Rio Grande do Sul possui 385 museus presenciais divididos em sete regiões museológicas. A 1ª região, que abrange a Região Metropolitana de Porto Alegre e seu entorno, possui o maior número de museus com 104 unidades e o maior acervo do Estado com diversidade temática retratando a cultura e história gaúcha.

Na chamada "Serra Gaúcha", onde os municípios são formados predominantemente por uma população de descendentes de imigrantes europeus, os espaços possuem forte conotação antropológica, privilegiando os usos e costumes dos diversos grupos étnicos.

O norte do Estado apresenta um conjunto museológico bem diversificado. Destacam-se os acervos dos museus municipais, com ênfase no discurso étnico e imigrante e os ligados a história de ocupação do território gaúcho na região das Missões, berço das reduções jesuíticas que foram os primeiros núcleos estáveis do Rio Grande do Sul.

A região central do Estado desenvolve trabalhos de pesquisa e difusão sobre os acervos e memórias locais. Também promove a integração com universidades na formação de profissionais para as questões patrimoniais.

O sul apresenta museus com temas predominantemente relacionados à tradição fronteiriça, rica em passagens que envolveram a defesa territorial e o cenário de momentos importantes da história gaúcha e nacional.

 

Assim como os museus a presença de bibliotecas é de extrema relevância para o desenvolvimento da cultura e a disseminação de informação para a população. O Estado mantém desde 1981, através do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e este vinculado ao Sistema Nacional, um cadastro com todas as Bibliotecas Públicas existentes no Estado.

O principal objetivo destes dois sistemas é além do fortalecimento das Bibliotecas Públicas, o assessoramento e apoio a todos os municípios na organização às suas Bibliotecas.

O Rio Grande do Sul tem cadastrado 481 Bibliotecas Públicas distribuídas em 455 municípios. Isto nos garante afirmar que a maioria dos municípios possui pelo menos uma biblioteca. Se considerarmos ainda as bibliotecas ligadas às instituições de ensino e outros órgãos públicos ou privados este número com certeza será maior.

 





Arquivos para download




O RS conta com 285 museus espalhados em 7 regiões museológicas.


  • Museus no Brasil

    Museus  no Brasil

  • Regiões Museológicas e Museus no RS

    Regiões Museológicas e Museus no RS

  • Bibliotecas Públicas no Brasil

    Bibliotecas Públicas no Brasil

  • Bibliotecas Públicas no RS

    Bibliotecas Públicas no RS

Anexos

SPGG - Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Endereço: Borges de Medeiros, 1.501, 9° andar. Porto Alegre - RS.
Cep: 90119 - 900 Fone: (51) 3288-1400 Fax: (51) 3226-9722.

Desenvolvido pela Procergs