Bem-vindo
Sábado, 25 de Fevereiro de 2017, 10:49
 
Economia

Organização produtiva

 

De acordo com o Censo Agropecuário 2006, “estabelecimento agropecuário é toda unidade de produção dedicada, total ou parcialmente, a atividades agropecuárias, florestais e aquícolas, subordinada a uma única administração – a do produtor ou a do administrador, independente de seu tamanho, de sua forma jurídica ou de sua localização em área urbana ou rural, tendo como objetivo a produção para subsistência e/ou para venda, constituindo-se assim numa unidade recenseável”.

O Rio Grande do Sul possuía em 2006, segundo o Censo Agropecuário, 441.472 estabelecimentos agropecuários, 378.543 classificados como familiares¹ e 62.921 como não familiares. Já a área ocupada pelos estabelecimentos agropecuários familiares era de pouco mais de seis milhões de hectares, enquanto que a área ocupada pelos estabelecimentos agropecuários não familiares era de quatorze milhões de hectares. O valor da produção da agricultura familiar foi de mais de 9 bilhões de reais, incluindo o valor agregado da produção da agroindústria gerado pela agricultura familiar, enquanto que o da agricultura não familiar foi de 7 bilhões e 600 milhões de reais, incluindo o valor agregado da produção da agroindústria gerado pela agricultura não familiar.

Grande parte dos estabelecimentos de agricultura familiar concentra-se no centro-leste e norte do Estado e conta com um contingente de pessoal ocupado da ordem de 992.088 pessoas. Já os estabelecimentos de agricultura não familiar encontram-se relativamente bem distribuídos por todo o estado, excetuando as áreas de concetração da agricultura familiar já mencionadas onde ocorrem em menor número, e contam com um contingente de pessoal ocupado da ordem de 239.732 pessoas.

¹ “Agricultura Familiar é a atividade econômica realizada pela agricultura e empreendimentos familiares rurais, assim considerados os que atendem simultaneamente aos critérios definidos pela Lei n° 11.326, de 24 de julho de 2006, quais sejam: a área do estabelecimento ou empreendimento rural não excede 4 módulos fiscais; a mão-de-obra utilizada nas atividades econômicas desenvolvidas é predominantemente da própria família; a renda familiar é predominantemente originada dessas atividades e o estabelecimento ou empreendimento é dirigido pela família” (IBGE.Censo Agropecuário 2006)

Valor da produção da agricultura familiar e da agricultura não familiar no RS em 2006 (R$)
Organização produtiva - Foto 1
Fonte: IBGE/Censo Agropecuário 2006
* valor total da produção menos o valor da matéria-prima utilizada



Arquivos para download

A organização produtiva do RS é baseada na agricultura familiar e não familiar


  • Estabelecimentos agropecuários de agricultura familiar 2006 - RS

    Estabelecimentos agropecuários de agricultura familiar 2006 - RS

  • Estabelecimentos agropecuários de agricultura não familiar 2006 - RS

    Estabelecimentos agropecuários de agricultura  não familiar 2006 - RS

Anexos

SPGG - Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Endereço: Borges de Medeiros, 1.501, 9° andar. Porto Alegre - RS.
Cep: 90119 - 900 Fone: (51) 3288-1400 Fax: (51) 3226-9722.

Desenvolvido pela Procergs