Bem-vindo
Sábado, 25 de Fevereiro de 2017, 10:49
 
Economia

Estabelecimentos e Empregados nos Serviços

 

A distribuição espacial dos segmentos do setor de Serviços no Rio Grande do Sul reflete a centralidade exercida pelos núcleos urbanos maiores e mais dinâmicos. É particularmente coincidente com a distribuição da população e da indústria e está diretamente relacionada com o processo histórico de ocupação territorial, com a formação cultural e com o nível de desenvolvimento socioeconômico e tecnológico. Este último, especialmente concentrado nas regiões metropolitanas de Porto Alegre e da Serra, tem favorecido o surgimento de segmentos de serviços cada vez mais especializados e complementares para suprir as necessidades crescentes das novas relações de trabalho e de produção.

Segundo a RAIS¹, em 2012, haviam 239.183 estabelecimentos de Serviços no Estado. Somente os municípios de Porto Alegre e Caxias do Sul concentravam 24% do total de estabelecimentos do setor de Serviços no Rio Grande do Sul. O município de Porto Alegre, com 46.817 estabelecimentos, juntamente com Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Pelotas e Santa Maria apresentaram o maior número de estabelecimentos de Serviços entre os municípios do Estado. A modalidade de Comércio Varejista é a que apresenta o maior número de estabelecimentos no Estado, seguida do Comércio e Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas; Alimentação; Atividades de Atenção à Saúde Humana; Transporte Terrestre e Comércio por Atacado, exceto Veículos Automotores e Motocicletas.

Também segundo a RAIS, em 2012 estavam empregados nos segmentos de Serviços 2.194.645 pessoas. A Administração Pública, Defesa e Seguridade Social era o segmento com o maior número de empregados, seguido dos segmentos Comércio Varejista; Atividades de Atenção à Saúde Humana; Transporte Terrestre e Educação. Porto Alegre, com 724.930 empregados (33% do total de empregados no setor), juntamente com Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria e Novo Hamburgo, apresentaram o maior número de empregados nos Serviços entre os municípios do Estado.

¹Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego
Obs: a RAIS utiliza as seções e divisões do CNAE 2.0 para apresentação dos dados estatísticos. Para os Serviços foram consideradas pela equipe de trabalho, as Seções D a U e as Divisões 35 a 99 do CNAE. 

 





Arquivos para download


A distribuição dos Serviços reflete a centralidade exercida pelos núcleos urbanos maiores e mais dinâmicos


  • Estabelecimentos de Serviços 2012

    Estabelecimentos de Serviços 2012

  • Empregados em Serviços 2012

    Empregados em Serviços 2012

Anexos

SPGG - Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Endereço: Borges de Medeiros, 1.501, 9° andar. Porto Alegre - RS.
Cep: 90119 - 900 Fone: (51) 3288-1400 Fax: (51) 3226-9722.

Desenvolvido pela Procergs