Bem-vindo
Sábado, 25 de Fevereiro de 2017, 10:48
 
Economia

Turismo receptivo

 

Os turistas estrangeiros que chegam ao Rio Grande do Sul são, predominantemente, da América do Sul. Como comparativo, em 2012, 49,72% dos turistas que chegaram ao Brasil eram originários da América do Sul, destacando-se Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai; 29,10% da Europa, com destaque para Alemanha, Itália, França, Espanha, Portugal e Inglaterra; e 12,62% da América do Norte, principalmente provenientes dos Estados Unidos. No caso do Rio Grande do Sul, o continente sul-americano foi responsável, no ano de 2012, por 95,57% da entrada de turistas, seguido pela Europa, com 3,29%. Tomando-se os países de origem desses turistas estrangeiros que chegam ao Rio Grande do Sul, mais de 90% deles são originários da Argentina e do Uruguai.

Comparada ao Brasil, a entrada de turistas estrangeiros no Rio Grande do Sul apresenta maiores vínculos com a proximidade territorial dos países de origem desses turistas. Essa característica se relaciona às vias de acesso utilizadas pelos turistas. Enquanto no Rio Grande do Sul predomina a via de acesso terrestre, responsável por 81,03% da entrada de turistas estrangeiros no Estado em 2012, no Brasil, a via de acesso aérea é a mais utilizada, representando 70,23% dos turistas que entraram no país em 2012. Os argentinos foram responsáveis por 477.818 das 656.927 entradas de turistas estrangeiros, por via de acesso terrestre, no Rio Grande do Sul, em 2012.

O deslocamento de turistas estrangeiros pelo Rio Grande do Sul ocorre principalmente no período de verão, entre os meses de dezembro e abril (aproximadamente 70%). A maioria tem como destino principal o litoral norte gaúcho e as praias catarinenses. A cada ano, há uma grande variabilidade no número de entradas, devida às flutuações no câmbio.   

No litoral do Rio Grande do Sul, a maior parte dos turistas são gaúchos ou estrangeiros, principalmente argentinos e uruguaios. Outro destino turístico gaúcho importante é a região das Hortênsias e Serra, na qual predominam os turistas brasileiros de outros estados.

Porto Alegre, por sua importância como centro administrativo, econômico-financeiro e cultural, destaca-se pelo turismo de negócios, eventos e convenções. Em 2012, a cidade foi o quarto destino mais importante de viagens motivadas por negócios, eventos e convenções no Brasil, com 4,1% do total dessas no país. Porto Alegre também foi a sétima cidade do Brasil, juntamente com Florianópolis, em número de eventos internacionais em 2012, sediando 12 eventos.

Ingresso de turistas estrangeiros no Brasil via Rio Grande do Sul - 2012
Turismo receptivo - Foto 1
Fonte: Ministério do Turismo

Ingresso mensal de turistas no Brasil via Rio Grande do Sul - 2012

Turismo receptivo - Foto 2
Fonte: Ministério do Turismo

Ingresso de turistas estrangeiros no Rio Grande do Sul segundo a via de acesso - 2011
Turismo receptivo - Foto 3
Fonte: Ministério do Turismo



Arquivos para download

Os turistas estrangeiros que chegam ao Rio Grande do Sul são, predominantemente, da América do Sul


  • Regiões e Portais Turísticos

    Regiões e Portais Turísticos

Anexos

SPGG - Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Endereço: Borges de Medeiros, 1.501, 9° andar. Porto Alegre - RS.
Cep: 90119 - 900 Fone: (51) 3288-1400 Fax: (51) 3226-9722.

Desenvolvido pela Procergs