Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Emissoras de Rádio e TV

O RS conta com expressivo número de jornais de circulação diária, de emissoras de rádio e de TV

O Estado do Rio Grande do Sul conta com importante infraestrutura de comunicação . Há um expressivo número de jornais impressos com circulação diária, sendo cinco somente na capital.  

As emissoras de rádio, por sua vez, somavam em 2013, 366 entre AM/FM e as emissoras de televisão eram 24, segundo o Sindicato das Empresas de Radiodifusão no Estado do Rio Grande do Sul - SindiRádio. Entre os serviços de comunicações de rádio destaca-se ainda a presença de grande número de rádios comunitárias*, que, em 2013, eram mais de 500 no Rio Grande do Sul.  

Na TV, na última década, houve um grande avanço no número de acessos do serviço por assinatura, que passou de aproximadamente 478 mil em 2009 para 1 milhão em 2013. Segundo a ANATEL, o Rio Grande do Sul conta com aproximadamente 1,1 milhão de assinantes no Rio Grande do Sul.

*As rádios comunitárias operam na faixa do FM de baixa potência (25 Watts) e são dedicadas às pequenas comunidades, com programação aberta à participação de todos os residentes na sua área de cobertura e não pode ter fins lucrativos nem vínculos com partidos políticos, instituições religiosas etc.

Número de Acessos de TV por Assinatura no RS - jan/09-jan/13
Número de Acessos de TV por Assinatura no RS - jan/09-jan/13

Fonte: ANATEL

Arquivos para download

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul