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Ensino Fundamental - Indicadores

O Estado possui a quarta menor taxa de abandono do país com valor de 0,9% em 2016.

Ao longo dos últimos anos tanto o país quanto o estado apresentaram variação nos seus indicadores de rendimento para o Ensino Fundamental. 

A taxa de aprovação no Estado variou de 83,9% em 2007 para 87,8% em 2016.. No Brasil, neste mesmo período, a variação foi de 6,1 pontos percentuais, passando de 83,7% para 89,8%. Conforme estudos, valores entre 90% e 95% seriam o ideal para o País.

A taxa de abandono também apresentou melhora. No Estado variou de 2,1% para 0,9% e no País de 4,8% para 1,9% no mesmo período analisado.

A taxa de distorção idade-série para o Estado é de 20,9% em 2016, já a média brasileira foi de 18,6%. Este número revela a proporção de alunos com idade superior à adequada em cada nível, isto é, demonstra o percentual de jovens que estão cursando o Ensino Fundamental fora da faixa adequada (6 a 14 anos).

A melhoria das taxas de rendimento deve ser uma meta a ser perseguida, pois ela contribui positivamente para a melhoria da educação, reduzindo o analfabetismo e elevando o nível de instrução da população.

Evolução da Taxa de Aprovação do RS e do Brasil – 2007-2016
graf linha  Evolução da Taxa de Aprovação EF no RS 2007  2016

Fonte: MEC/INEP

Evolução da Taxa de Abandono do RS e do Brasil – 2007-2016
graf linha  Evolução da Taxa de Abandono EF no RS 2007  2016

Fonte: MEC/INEP

Evolução da Taxa de Distorção Idade-Série do RS e do Brasil – 2007- 2016
graf linha  Evolução da Taxa de Distorção Idade Série no EF no RS 2007  2016

Fonte: MEC/INEP

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