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Ensino Fundamental - Indicadores

O Estado possui a quarta menor taxa de abandono do país com valor de 0,9% em 2016.

Alguns indicadores são importantes para a avaliação do desempenho escolar para o ensino fundamental. Entre eles estão as taxa de aprovação, abandono e distorção idade-série. A melhoria das taxas de desempenho escolar no ensino fundamental deve ser uma meta a ser perseguida, pois ela contribui positivamente para a melhoria da educação geral, reduzindo o analfabetismo e elevando o nível de instrução da população.

A taxa de aprovação no ensino fundamental no RS variou de 83,9% em 2007 a  87,8% em 2016.  No Brasil, neste mesmo período, passou de 83,7% para 89,8%. Conforme estudos de referência, valores entre 90% e 95% seriam o ideal para o País.

A taxa de abandono no ensino fundamental também apresentou melhora. No RS variou de 2,1% em 2007 para 0,9% em 2016, enquanto que no Brasil  passou de 4,8% em 2007 para 1,9% em 2016. 

A taxa de distorção idade-série no ensino fundamental no RS em 2016 foi de 20,9%, já a média brasileira foi de 18,6%. Este número revela a proporção de alunos com idade superior à adequada em cada nível, isto é, demonstra o percentual de jovens que estão cursando o Ensino Fundamental fora da faixa adequada (6 a 14 anos).

Evolução da Taxa de Aprovação no ensino fundamental do RS e do Brasil 2007-2016
Evolução da Taxa de Aprovação no ensino fundamental do RS e do Brasil 2007-2016

Fonte: MEC/INEP

Evolução da Taxa de Abandono no ensino fundamental do RS e do Brasil 2007-2016
Evolução da Taxa de Abandono no ensino fundamental do RS e do Brasil  2007-2016

Fonte: MEC/INEP

Evolução da Taxa de Distorção Idade-Série no ensino fundamental do RS e do Brasil 2007- 2016
Evolução da Taxa de Distorção Idade-Série no ensino fundamental do RS e do Brasil 2007- 2016

Fonte: MEC/INEP

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul