Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estrutura Turística

O RS apresenta estrutura turística destacada no cenário brasileiro

De acordo com a Organização Mundial de Turismo - OMT e Ministério do Turismo, o turismo pode ser definido como o conjunto de atividades realizadas durante viagens e permanência por um período inferior a um ano, com fins de lazer, negócios e outros motivos não relacionados com o exercício de uma atividade remunerada no local visitado.

O turismo cada vez mais se constitui em uma atividade econômica importante. O número de turistas pelo mundo, em 2012, alcançou, aproximadamente, 1 bilhão e 35 milhões. Segundo dados do Ministério do Turismo do Brasil, o país recebeu 5 milhões e 700 mil chegadas de turistas internacionais em 2012, o que representa 0,55% do total de chegadas do mundo.  No que se refere à receita cambial, o Brasil apresentou 6,6 bilhões de dólares de receita em 2012, o que representa 0,62 da receita cambial turística do mundo. O Valor Adicionado Bruto das atividades características do turismo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, vem apresentando crescimento constante no Brasil desde o ano de 2004, chegando, no ano de 2009, ao valor de 103 bilhões e 656 milhões de reais. O total de ocupações do setor também apresentou crescimento no período 2004-2009, atingindo o número de 5.919.199 em 2009.

Um fator importante para o desenvolvimento do turismo é a infraestrutura. Avanços nos setores de transportes, comunicações, alojamento e alimentação, criam novos destinos com menores custos ou aprimoram os já existentes, minimizando os gastos para os turistas. Em consequência da sua formação histórica, diversidade de paisagens e culturas, o Estado do Rio Grande do Sul apresenta muitos atrativos aos visitantes do país e do exterior. Sua localização estratégica em relação aos países do MERCOSUL o coloca como receptor de um grande número de turistas, especialmente da América do Sul. Além disso, o Estado possui boa estrutura no que se refere a equipamentos e prestadores de serviços turísticos cadastrados no Ministério do Turismo.

O Estado do Rio Grande do Sul possui atualmente 11 regiões turísticas com características bastante distintas, apresentando atrações permanentes que vão da paisagem e do clima serrano, ao pampa, ao extenso litoral, às estâncias hidrominerais e ao patrimônio histórico das Missões. A arquitetura, a gastronomia, os costumes e tradições herdados de portugueses, espanhóis, alemães e italianos, entre outros grupos colonizadores, são também características que marcam as regiões turisticas. Nos últimos anos foram implantadas várias rotas turísticas e consolidados nacionalmente calendários em torno de festas temáticas e datas históricas como o Natal Luz de Gramado e a Semana Farroupilha. 

Atividades características do turismo no Brasil - 2009
tab economia turismo 2009

Fonte: IBGE. Economia do Turismo - Uma perspectiva macroeconômica 2003-2009 

Arquivos para download

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul