Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Hospitais e Leitos Hospitalares

O RS apresenta o terceiro maior índice de leitos por 1.000 habitantes do Brasil

Hospitais podem ser definidos como estabelecimentos de saúde com serviços diferenciados, dotados de capacidade de internação, atendimento ambulatórial com consultas regulares e de urgência e de meios de diagnóstico e terapêutica, com o objetivo de prestar à população assistência médica curativa e de reabilitação, competindo-lhe também colaborar na prevenção da doença, no ensino e na investigação científica. Os critérios para a classificação dos Hospitais enquadram-se em abordagens diversas, tais como: área de influência e diferenciação técnica; hierarquização de valências; número de especialidades; regime de propriedade; presença de ensino universitário, entre outros*.

O Rio Grande do Sul conta atualmente como 377 estabelecimentos hospitalares distribuídos por 274 dos 496 municípios. A RMPA apresenta a maior concentração dos estabelecimentos hospitalares – 74 unidades no total. Somente  Porto Alegre conta com 33 estabelecimentos, mas existem outros importantes núcleos distribuidos pelo Estado, tais como Passo Fundo, Santa Maria, Caxias do Sul e Pelotas. 

Da mesma forma, os leitos hospitalares estão concentrados na Região Metropolitana de Porto Alegre devido à grande concentração populacional, pois cerca de 37% da população total do Estado vive nos 32 municípios que a compõe. A RMPA centraliza atualmente 37% dos leitos hospitalares do Estado, sendo que 25% deles encontram-se em Porto Alegre. Atualmente, do total de leitos hospitales do Rio Grande do Sul, cerda de 68% correspondem a leitos do Sistema Único de Saúde - SUS. 

Considerando a evolução do indicador número de leitos por 1.000 habitantes no Rio Grande do Sul, pode-se observar uma tendência de recuperação de 2008 a 2010 quando o indicador passou de 2,82 para 2,84 leitos por 1.000 habitantes, após um período de queda que se estendeu de 2005 a 2007 quando passou de 2,78 para 2,73 leitos por 1.000 habitantes. No cenário brasileiro, o Estado apresentou durante todo o período índices mais levados do que a média do Brasil e é atualmente a terceira unidade da federação com o maior número de leitos por 1.000 habitantes, superado apenas pelo Rio de Janeiro e Goiás com, respectivamente, 3,09 e 2,94 leitos por 1.000 hab.   

Tipos de estabelecimentos de saúde no RS em 2013 (nº de unidades)
tab tipos estabelecimentos saude 2013 rs

Fonte: Fonte: Ministério da Saúde/SAS - Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES)

Distribuição dos leitos hospitalares por tipo no RS em 2013 (nº de leitos)
tab distribuicao leitos hospitalares 2013 rs

Fonte: SES RS (de CNES/MS - data de referência dos dados: 29/04/2013)

Evolução do número de leitos hospitalares no BR e RS 2005-2010 (leitos/1.000 habitantes)
graf evoluc leitos hospit 2005 2010 rs

Fonte: Ministério da Saúde/SAS - Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES)

*In: Portal de Codificação e dos GDH: http://portalcodgdh.min-saude.pt/

Arquivos para download

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul