Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Informação e Comunicação

A distribuição dos serviços de Informação e Comunicação demonstra o nível de avanço e de acessibilidade às novas tecnologias

De acordo com CNAE 2.0, o serviço de Informação e Comunicação compreende asatividades de criação e colocação de produtos com conteúdo de informação em mídias que possibilitam a sua disseminação; as atividades de transmissão desses produtos por sinais analógicos ou digitais através de meios eletrônicos, sem fio, óticos ou outros meios; e as atividades de provisão dos serviços e/ou operação de infraestrutura que possibilitam a transmissão e o armazenamento desses produtos. Fazem parte deste serviço as atividades de Edição e Edição Integrada à Impressão; as Atividades Cinematográficas, Produção de Vídeos e de Programas de Televisão; as Atividades de Rádio e de Televisão; as Telecomunicações; as Atividades dos Serviços de Tecnologia da Informação e as Atividades de Prestação de Serviços de Informação.

Segundo a RAIS1, em 2015, o Rio Grande do Sul contava com 715 estabelecimentos nas Atividades de Edição de Mídia Impressa, distribuídos em 160 municípios, destacando-se Porto Alegre, Caxias do Sul e Novo Hamburgo que concentram 31% dos estabelecimentos. Este segmento empregava 8.115 pessoas, sendo que deste total 51% concentravam-se nos municípios acima citados.

No que tange as Atividades de Rádio e de Televisão, ressalta-se que, em 2015, existiam 820 estabelecimentos em 191 municípios com destaque para os municípios de Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Novo Hamburgo, Santa Maria e Passo Fundo com 40% dos estabelecimentos. Encontravam-se empregados no segmento 10.210 pessoas, com concentração de 35% destes postos de trabalho somente no município de Porto Alegre.

No segmento de Telecomunicações o Estado contava com 591 estabelecimentos distribuídos em 174 municípios também com destaque para Porto Alegre com 98 estabelecimentos. Encontravam-se empregados neste segmento 8.373 pessoas, das quais 37% concentravam-se somente no município de Porto Alegre.

Nas Atividades dos Serviços de Tecnologia da Informação no Rio Grande do Sul haviam 1.794 estabelecimentos distribuídos em 137 municípios com destaque para Porto Alegre e Caxias do Sul com 832 estabelecimentos. Encontravam-se empregados no segmento 26.257 pessoas sendo que 75% dos postos de trabalho concentrados nos municípios de Porto Alegre, Eldorado do Sul, São Leopoldo e Caxias do Sul.

O Rio Grande do Sul é o quarto Estado em total de Estabelecimentos do segmento de Informação e Comunicação, sendo São Paulo (1°), Rio de Janeiro (2°) e Minas Gerais (3°) e ocupava a quinta posição em números de pessoas empregadas no segmento.

 

1RAIS – Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego

Arquivos para download

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul