Informática, Eletrônicos e Ópticos e Aparelhos e Materiais elétricos

O segmento de informática, eletrônicos e ópticos apresenta concentração no Eixo Porto Alegre- Caxias do Sul.

A indústria de Fabricação de Equipamentos de Informática, Produtos Eletrônicos e Ópticos está presente em 59 municípios do Estado. Em 2015, existiam 354 estabelecimentos, os quais empregavam 10.972 pessoas. Porto Alegre e Caxias do Sul detinham juntos 45% dos estabelecimentos, enquanto Gravataí, Porto Alegre e Caxias do Sul eram responsáveis por 59% dos empregos do segmento.

Esses segmento, com alta tecnologia empregada, encontra-se bastante concentrado no Eixo Porto Alegre- Caxias do Sul. Alguns possíveis motivos para essa característica residem no maior acesso à mão de obra qualificada e às trocas de conhecimento entre as empresas, necessárias no processo de produção.

A indústria de Máquinas, Aparelhos e Materiais elétricos¹ encontra-se presente em 95 municípios do Estado. Em 2015, o RS apresentava 508 estabelecimentos, os quais empregavam 11.872 pessoas. Os municípios de Caxias do Sul e Porto Alegre concentram 37% dos estabelecimentos deste segmento, enquanto Caxias do Sul possui 25% dos empregados. Embora a maior parte da produção se concentre no Eixo Porto Alegre-Caxias do Sul, observa-se a ascensão de outros centros regionais, como Venâncio Aires e Panambi, municípios importantes no segmento de Máquinas e Equipamentos.

¹ Segundo o CNAE o segmento de Equipamentos de Informática, Produtos Eletrônicos e Ópticos compreende a fabricação de componentes eletrônicos com circuitos integrados, a fabricação de computadores e periféricos de computadores; a fabricação de equipamentos de comunicação e produtos eletrônicos semelhante; a fabricação de eletrônicos de consumo; de equipamentos de medida, teste, navegação e controle; de cronômetros e relógios, de equipamentos de irradiação, eletromédicos e eletroterapêuticos e de equipamentos e instrumentos ópticos, fotográficos e cinematográficos como também a fabricação de mídias magnéticas ou ópticas. E o segmento de Máquinas, Aparelhos e Materiais elétricos compreende a fabricação de produtos para geração, distribuição e controle de energia elétrica, de aparelhos eletrodomésticos, de equipamentos de iluminação elétrica, sinalização e alarme, de lâmpadas, de fios, cabos e outros materiais elétricos e também a fabricação de cabos de fibra óptica e de peças para máquinas e equipamentos.