Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Informática, Eletrônicos e Ópticos e Aparelhos e Materiais elétricos

Os dois segmentos envolvem atividades de base tecnológica de alta complexidade e demandam mão de obra especializada

A indústria de Fabricação de Equipamentos de Informática, Produtos Eletrônicos e Ópticos está presente em 52 municípios do Estado. Em 2012 existiam 338 estabelecimentos, os quais empregavam 12.502 pessoas. Os municípios de Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, São Leopoldo, Gravataí, Cachoeirinha e Guaíba concentram 68% dos estabelecimentos deste segmento. E, os municípios de Porto Alegre, Gravataí e Caxias do Sul, concentram 65% dos empregos.

A indústria de Máquinas, Aparelhos e Materiais elétricos¹ encontra-se presente em 91 municípios do Estado. Em 2012 o RS apresentava 507 estabelecimentos, os quais empregavam 13.864 pessoas. Os municípios de Caxias do Sul, Porto Alegre e Canoas concentram 45% dos estabelecimentos deste segmento. E, os municípios de Caxias do Sul, Porto Alegre, Venâncio Aires e Canoas concentram 66% dos empregos.

Os segmentos envolvem atividades de base tecnológica de alta complexidade e demandam mão de obra especializada. Pode-se notar a presença dos segmentos industriais  ao longo do eixo expandido  Porto Alegre-Caxias do Sul-Passo Fundo, rumo norte-noroeste do Estado.

¹ Segundo o CNAE o segmento de Equipamentos de Informática, Produtos Eletrônicos e Ópticos compreende a fabricação de componentes eletrônicos com circuitos integrados, a fabricação de computadores e periféricos de computadores; a fabricação de equipamentos de comunicação e produtos eletrônicos semelhante; a fabricação de eletrônicos de consumo; de equipamentos de medida, teste, navegação e controle; de cronômetros e relógios, de equipamentos de irradiação, eletromédicos e eletroterapêuticos e de equipamentos e instrumentos ópticos, fotográficos e cinematográficos como também a fabricação de mídias magnéticas ou ópticas. E o segmento de Máquinas, Aparelhos e Materiais elétricos compreende a fabricação de produtos para geração, distribuição e controle de energia elétrica, de aparelhos eletrodomésticos, de equipamentos de iluminação elétrica, sinalização e alarme, de lâmpadas, de fios, cabos e outros materiais elétricos e também a fabricação de cabos de fibra óptica e de peças para máquinas e equipamentos.

Arquivos para download

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul