Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Meios de Hospedagem

Os meios de hospedagem do RS tem se ampliado e diversificado na última década

A rede de meios de hospedagem do Rio Grande do Sul tem passado por transformações profundas, principalmente na última década, com a instalação de novos empreendimentos e aumento do número de leitos por todo o Estado, assim como pela qualificação e modernização dos serviços e das estruturas físicas. A valorização crescente da gastronomia e da enologia regional, por exemplo, tem colaborado substancialmente para isso. De outro lado, há também a proliferação de meios de hospedagem de pequeno e médio porte como as pousadas, ampliando a oferta do serviço para uma clientela mais diversificada que valoriza o atendimento personalizado.

Quanto a distribuição, o maior número de estabelecimentos no Rio Grande do Sul estão concentrados nas Regiões Turísticas da Serra, Litoral Norte e Grande Porto Alegre, assim como a oferta de leitos. Segundo a Secretaria do Turismo - SETUR, em 2013, o Estado contava com 1.303 meios de hospedagem e 109.955 leitos divididos entre hotéis, flats/aparts e resorts e pousadas.

Dados da SETUR indicam que o Estado oferece também 275 campings como opção de lazer e hospedagem para turistas que procuram um maior contato com a natureza. Estão distribuidos por 150 municípios com maior concentração nas Regiões Turísticas da Serra, Costa Doce, Vale e Litoral Norte.

Distribuição dos Meios de Hospedagem e dos Leitos por Região Turistica no RS - 2013
Tab meios hosped p regiao 2013
Fonte: SETUR/Guias de Meios de Hospedagem 2013

Número de meios de hospedagem por tipos no RS - 2013
Graf tipo meios hosped 2013
Fonte: SETUR/Guias de Meios de Hospedagem 2013

Arquivos para download

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul