Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Metalurgia e Máquinas e Equipamentos

A indústria Metalúrgica e de Máquinas e Equipamentos tem importante participação na economia do RS e do Brasil

A indústria Metalúrgica¹ encontra-se  concentrada no Rio Grande do Sul apresentando estabelecimentos em apenas 89 dos 496 municípios gaúchos.  Em 2012 existiam 468 estabelecimentos, os quais empregavam 13.252 pessoas. Os municípios de Caxias do Sul, Porto Alegre e Novo Hamburgo concentram 35% dos estabelecimentos deste segmento. E, os municípios de Caxias do Sul, Sapucaia do Sul, Porto Alegre e Charqueadas concentram 47% dos empregos.


A indústria de Máquinas e Equipamentos ¹ encontra-se  um pouco mais dispersa no território do Rio Grande do Sul apresentando estabelecimentos em 199 dos 496 municípios gaúchos.  Em 2012 existiam 2.206 estabelecimentos - 6% do total de estabelecimentos da indústria, os quais empregavam 62.039 pessoas - 9% do total de empregados na indústria. Os municípios de Caxias do Sul, Porto Alegre e Novo Hamburgo concentram 32% dos estabelecimentos deste segmento. E, os municípios de Caxias, Panambi, Canoas, Não-me-Toque, São Leopoldo, Porto Alegre, Santa Rosa e Passo Fundo concentram 52% dos empregos.

Pode-se notar a presença dos segmentos industriais  ao longo do eixo expandido  Porto Alegre-Caxias do Sul-Passo Fundo, rumo norte-noroeste do Estado.

¹ Segundo o CNAE, o segmento Metalurgia compreende a conversão de minérios ferrosos e não-ferrosos em produtos metalúrgicos por meios térmicos, eletrometalúrgicos ou não (fornos, convertedores, etc.), e outras técnicas metalúrgicas de processamento para obtenção de produtos intermediários do processamento de minérios metálicos, tais como gusa, aço líquido, alumina calcinada ou não, mates metalúrgicos de cobre e níquel, etc., a produção de metais em formas primárias ou semi-acabados (lingotes, placas, tarugos, biletes, palanquilhas, etc.), a produção de laminados, relaminados, trefilados, retrefilados (chapas, bobinas, barras, perfis, trilhos, vergalhões, fio-máquina, etc.) e a produção de canos e tubos, assim como a produção de peças fundidas de metais ferrosos e não-ferrosos e a produção de barras forjadas de aço (laminados longos).E, o segmento de Máquinas e Equipamentos compreende a fabricação de máquinas e equipamentos, inclusive os componentes mecânicos, partes e peças, para as atividades industriais, agrícolas, extração mineral e construção, transporte e elevação de cargas e pessoas, para ventilação, refrigeração, instalações térmicas ou outras atividades semelhantes (motores, bombas, compressores e equipamentos de transmissão; tratores e de máquinas e equipamentos para a agricultura e pecuária; máquinas-ferramenta; máquinas e equipamentos de uso na extração mineral e na construção civil e  máquinas e equipamentos de uso industrial específico).

Arquivos para download

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul