Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Móveis e Produtos de Madeira

A Fabricação de Móveis e de Produtos de Madeira é um importante segmento da indústria gaúcha

A Fabricação de Móveis e de Produtos de Madeira¹ são dos mais importantes segmentos da indústria gaúcha atualmente e se desenvolveram principalmente em torno do eixo Porto Alegre- Caxias do Sul. Estes segmentos operam com tecnologias de última geração, utilizando modernos e qualificados sistemas empresariais e organizacionais e abastecem grande parte do mercado nacional e também o mercado internacional. 

Atualmente os estabelecimentos industriais do segmento de Móveis estão presentes em 294 dos 496 municípios gaúchos.  Em 2012 existiam no Estado 2.807 estabelecimentos, os quais empregavam 41.437 pessoas. Os municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Porto Alegre e Gramado concentram 25% dos estabelecimentos do segmento. E, os municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Gramado e Dois Irmãos concentram 38% dos empregos.

Já os estabelecimentos industriais do segmento de Produtos de Madeira estão presentes em 413 dos 496 municípios gaúchos.  Em 2012 existiam no Estado 2.406 estabelecimentos, os quais empregavam 17.402 pessoas. Os municípios de Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Canela, Gravataí, Bom Princípio e Bento Gonçalves concentram 14% dos estabelecimentos do segmento. E, os municípios de Glorinha, Caxias do Sul, Taquari, Canela, Encruzilhada do Sul, Montenegro e Cambará do Sul concentram 22% dos empregos.

Pode-se notar a presença significativa dos dois segmentos também ao longo do eixo expandido Porto Alegre-Caxias do Sul-Passo Fundo rumo norte-noroeste do Estado.

¹ De acordo com CNAE, as atividades compreendem  a fabricação móveis e produtos de madeira serrada, laminada, compensada, prensada e aglomerada e de outros produtos de madeira para construção, para embalagem, para uso industrial, comercial e doméstico.

Arquivos para download

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul