Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Móveis e Produtos de Madeira

A Fabricação de Móveis e de Produtos de Madeira é importante segmento da indústria gaúcha e compõe a pauta de exportações

Em 2015, o Brasil possuía 22.482 estabelecimentos e 256.067 empregados em Fabricação de Móveis. O Rio Grande do Sul era responsável por aproximadamente 13% dos estabelecimentos brasileiros e 15% dos empregados em 2015 ocupando respectivamente a 4ª e 2ª colocação no ranking dos estados. Já o segmento de Fabricação de Produtos de Madeira no Brasil, em 2015, possuía 15.110 estabelecimentos e 176.219 empregados. O Rio Grande do Sul participava com 15% do total de estabelecimentos brasileiros e 9% no número de empregados, ocupando respectivamente a 2ª e 4ª colocação entre os estados.  

A Fabricação de Móveis e de Produtos de Madeira¹, importante segmento da indústria gaúcha e parte importante da pauta de exportações gaúchas, se desenvolveu principalmente em torno dos COREDEs Serra, Hortênsias e Nordeste.

Os estabelecimentos industriais do segmento de Móveis estão presentes em 320 dos 497 municípios gaúchos. Em 2015, existiam no Estado 2.996 estabelecimentos, os quais empregavam 38.438 pessoas. Os municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Porto Alegre concentravam 20% dos estabelecimentos do segmento, enquanto Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Gramado concentravam 29% dos empregos.

Os estabelecimentos industriais do segmento de Produtos de Madeira estão presentes em 414 dos 497 municípios gaúchos. Em 2015, existiam no Estado 2.284 estabelecimentos, os quais empregavam 16.185 pessoas. O município de Caxias do Sul concentrava 5% dos estabelecimentos, enquanto Glorinha concentrava 6% dos empregos.

¹ De acordo com o CNAE, a Fabricação de Móveis compreende a fabricação de artigos do mobiliário de qualquer material para qualquer uso. Esta divisão compreende também a fabricação de gabinetes para máquinas de costura, televisores e semelhantes. A Fabricação de Produtos de Madeira compreende a fabricação de madeira serrada, laminada, compensada, prensada e aglomerada e de produtos de madeira para construção, para embalagem, para uso industrial, comercial e doméstico. Esta divisão compreende também a imunização da madeira e a fabricação de produtos de cortiça, bambu, vime, junco, palha e outros materiais trançados. 

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul