Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cultura

O RS conta com 285 museus espalhados em 7 regiões museológicas

O termo cultura possui diversas conceituações e seu significado ampliou-se desde sua criação, de maneira que hoje designa tanto o campo da arte quanto dos costumes, das relações cotidianas, dos valores éticos e morais, dos simbolismos sociais e pode enquadrar uma série de outras definições e, inclusive, a relação entre cultura e educação é muito estreita. No ano de 2014, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e o Ministério da Cultura realizaram uma pesquisa sobre o panorama cultural brasileiro. Esta pesquisa foi nomeada como Suplemento de Cultura e integrou-se à Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (ESTADIC 2014) e à Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC 2014) que são pesquisas realizadas periodicamente pelo Instituto. Segundo o documento, o objetivo do estudo é propiciar o desenvolvimento de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida da população por meio de atividades culturais, artísticas, sociais e recreativas. Os mapas ao lado foram elaborados a partir de resultados desta pesquisa e demonstram a quantidade de alguns equipamentos culturais em cada estado da federação.

 No estado do Rio Grande do Sul, a maioria das instituições culturais vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura está localizada na capital, Porto Alegre. Estas instituições incluem o Instituto Estadual de Artes Cênicas, o Instituto Estadual de Artes Visuais, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, o Instituto Estadual de Cinema, o Instituto Estadual de Música, o Instituto Estadual do Livro, o Arquivo Histórico do RS, a Casa de Cultura Mário Quintana, o Centro de Desenvolvimento, a Cinemateca Paulo Amorim, a Discoteca Pública Natho Henn, o Memorial do RS, o Teatro de Arena, bem como fundações culturais, museus e bibliotecas públicas. Os museus e as bibliotecas públicas estão articulados por meio de Sistemas, sendo o Sistema Estadual de Museus (SEM/RS) e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SebpRS). Em 2013, a Secretaria de Estado da Cultura desenvolveu em conjunto com a PROCERGS uma plataforma de cartografia colaborativa chamada Mapa Digital da Cultura RS visando reunir e espacializar as iniciativas culturais desenvolvidas no estado.

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realiza um cadastro das instituições museológicas do país, segundo o qual o Rio Grande do Sul possui 452 museus localizados em 178 municípios. Entretanto, junto ao sistema estadual estão cadastradas apenas 383 instituições museológicas. O estado está dividido em sete regiões museológicas, sendo a 1ª, que abrange a Região Metropolitana de Porto Alegre e seu entorno, a que possui o maior número de museus. O Sistema Estadual de Museus e as sete regiões museológicas foram criados em 1991 no Rio Grande do Sul.

Na chamada "Serra Gaúcha", onde os municípios são formados predominantemente por uma população de descendentes de imigrantes europeus, os espaços possuem forte conotação antropológica, privilegiando os usos e costumes dos diversos grupos étnicos.

O norte do Estado apresenta um conjunto museológico bem diversificado. Destacam-se os acervos dos museus municipais, com ênfase no discurso étnico e imigrante e os ligados à história de ocupação europeia do território gaúcho na região das Missões, berço das reduções jesuíticas.

A região central do Estado desenvolve trabalhos de pesquisa e difusão sobre os acervos e memórias locais. Também promove a integração com universidades na formação de profissionais para as questões patrimoniais.

O sul apresenta museus com temas predominantemente relacionados à tradição fronteiriça, rica em passagens que envolveram a defesa territorial e o cenário de momentos da história gaúcha e nacional.

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas foi instituído em 1981 e está vinculado ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. O principal objetivo do SebpRS é desenvolver a organização, coordenação, planejamento e apoio às bibliotecas gaúchas visando à interiorização deste equipamento cultural.  O estado possui cadastradas 532 Bibliotecas Públicas distribuídas em 495 municípios. Como demonstrado no mapa ao lado, a maior parte dos municípios possui pelo menos uma biblioteca pública cadastrada ao SebpRS.

Arquivos para download

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul