Participação nas Exportações e Produtos

A intensa demanda internacional por commodities agrícolas continua influenciando as exportações gaúchas

A composição da pauta de exportações do Brasil e do Rio Grande do Sul, em especial, na última década foi influenciada pela forte entrada da China no mercado internacional. A intensa demanda deste país por commodities agrícolas contribuiu para aumentar as exportações gaúchas de produtos primários, que se caracterizam por apresentar baixo valor agregado e pouca intensidade tecnológica.

Neste sentido, em relação a composição das exportações brasileiras e gaúchas, observa-se nos últimos anos, o aumento crescente da participação de commodities - o que revela o seu bom desempenho mas também, uma tendência a perda de competitividade de outros setores de produção de bens e serviços abrindo espaço para a chamada primarização* da pauta de exportações. Prova disso é que, ao longo da última década, importantes setores exportadores de produtos gaúchos intensivos em mão de obra foram atingidos pelos novos patamares de competitividade do mercado internacional, apresentando forte queda, tendo a tradicional indústria calçadista o maior peso nessa retração. A partir de 2013, porém, a fabricação de equipamentos de transporte e de veículos automotores, aumentou seus valores de exportação e o setor calçadista apresentou uma leve recuperação.

Na pauta de exportações do Rio Grande do Sul predominam nos produtos básicos: soja, fumo, carne de frango e farelo/resíduos da extração de óleo de soja; nos produtos manufaturados os polietilenos e calçados; e nos produtos semifaturados têm-se a celulose e couros e peles.

Quanto à participação nas exportações, entre os municípios do RS, destacam-se especialmente Rio Grande, Porto Alegre, Triunfo e Santa Cruz do Sul. Todos com mais de 1 bilhão de US$ FOB.

* IPEA. Exportações - O avanço das commodities. In: Revista Desafios do Desenvolvimento Ano 9 . nº 74. 2012.

Principais produtos exportados pelo Rio Grande do Sul – 2016
tab_Principais produtos exportados pelo Rio Grande do Sul   2016