Participação nas Exportações e Produtos

A intensa demanda internacional por commodities agrícolas continua influenciando as exportações gaúchas

A composição da pauta de exportações do Brasil e do Rio Grande do Sul, em especial, na última década foi influenciada pela forte entrada da China no mercado internacional. A intensa demanda deste país por commodities agrícolas contribuiu para aumentar as exportações gaúchas de produtos primários, que se caracterizam por apresentar baixo valor agregado e pouca intensidade tecnológica.

Neste sentido, em relação a composição das exportações brasileiras e gaúchas, observa-se nos últimos anos, o aumento crescente da participação decommodities - o que revela o seu bom desempenho mas também, uma tendência a perda de competitividade de outros setores de produção de bens e serviços abrindo espaço para a chamada primarização* da pauta de exportações. Prova disso é que, ao longo da última década, importantes setores exportadores de produtos gaúchos intensivos em mão de obra foram atingidos pelos novos patamares de competitividade do mercado internacional, apresentando forte queda, tendo a tradicional indústria calçadista o maior peso nessa retração.

Na pauta de exportações do Rio Grande do Sul predominam hoje os produtos ligados a soja, fumo e outros produtos tradicionais como carnes e derivados e arroz. Componentes para a indústria calçadista permanecem ainda na pauta das exportações gaúchas, assim como outros produtos vinculados à industria de máquinas e implementos agrícolas, carrocerias para veículos automotores de transporte de passageiros e os polietilenos derivados de petróleo.

Quanto à participação nas exportações, entre os municípios do RS, destacam-se especialmente Rio Grande, Porto Alegre,Triunfo, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Caxias do Sul e Canoas.

* IPEA. Exportações - O avanço das commodities. In: Revista Desafios do Desenvolvimento Ano 9 . nº 74. 2012.

Principais produtos exportados pelo Rio Grande do Sul - 2014
tab rs principais produtos2014