Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Pêssego e banana

O RS é o maior produtor nacional de pêssego

No Brasil, de acordo com a Embrapa, os Estados da região Sul são os que apresentam as melhores condições naturais para a produção comercial do pêssego. O Rio Grande do Sul era o maior produtor nacional no período 2020-2022, com média de 130.995 toneladas/ano, correspondendo a 64,4% da produção total do País.

No Rio Grande do Sul, a produção de pêssego está concentrada na região Sul do Estado, mais fortemente em Pelotas, além da região da Serra. Os principais municípios produtores no período 2020-2022 são: Pelotas, Pinto Bandeira, Farroupilha e Canguçu, todos com valores em média acima de 10 mil toneladas/ano.

Conforme dados da Food and Agriculture Organization (FAO), o Brasil é o quarto maior produtor de bananas, com 5,4% da produção mundial, aproximadamente 6,8 milhões de toneladas.

A produção de bananas no Brasil está concentrada nas regiões Sudeste e Nordeste. Os Estados de São Paulo, Bahia e Minas Gerais, os maiores produtores, são responsáveis por 39% da produção nacional. O Rio Grande do Sul aparece em 13º lugar, com uma produção média de 114.651 toneladas/ano para o período de 2020 a 2022.

No Estado, os municípios com maior produção de banana estão localizados na região do Litoral Norte. São dez municípios, todos com valores médios acima de mil tonelada/ano, no triênio 2020/2022: Três Cachoeiras, Morrinhos do Sul, Mampituba, Terra de Areia, Dom Pedro de Alcântara, Três Forquilhas, Maquiné, Torres, Itati e Osório.

Participação dos principais países produtores de banana (2021)

Fonte: FAOSTAT

Evolução anual da área plantada e da quantidade produzida de pêssego no Brasil e no RS (2012-2022)

Fonte: IBGE: Pesquisa Agrícola Municipal

Evolução anual da área plantada e da quantidade produzida de banana no Brasil e no RS (2012-2022)

Fonte: IBGE/Pesquisa Agrícola Municipal

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul