Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

PIB Total

O PIB Total do Estado atingiu 381,9 bilhões em 2015

A evolução da economia gaúcha apresenta forte associação com a economia  brasileira pois, além  de estar sujeita à mesma política econômica e às mesmas condições do mercado externo, a indústria gaúcha possui profundas relações de compra e venda com a indústria brasileira. Assim, a variação do PIB total do Rio Grande do Sul tem, em grande medida, acompanhado o crescimento nacional.

Em termos absolutos o PIB total gaúcho que, em 2002, era de 98,8 bilhões de reais, chegou, no ano de 2015,  a cifra de  381,9 bilhões. O PIB brasileiro apresentou comportamento semelhante, passando de 1,5 trilhão para 5,9 trilhões, conforme dados de 2015¹.

No que se refere à distribuição espacial regional, considerando os dados de 2015, destacam-se os COREDEs Metropolitano Delta do Jacuí, Vale do Rio dos Sinos e Serra que, juntos, respondem por cerca de 51,1% do PIB Gaúcho.

A maior parte dos municípios que apresentaram PIB elevado em 2015 são predominantemente industriais e estão concentrados no eixo expandido Porto Alegre-Caxias do Sul e no eixo Pelotas-Rio Grande. Os dez municípios que apresentaram maior PIB em 2015 foram: Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Triunfo, Pelotas e Rio Grande. Juntos, esses municípios responderam por cerca de 42% do PIB Total do Estado.

¹ IBGE, Contas Regionais

Evolução do PIB do Brasil e do Rio Grande do Sul 2003 - 2015 (mil reais)
Evolução do PIB do Brasil e do Rio Grande do Sul 2003 - 2015 (mil reais)
Fonte: IBGE/Contas Nacionais

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul