Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Preparação e Fabricação de Couros e Calçados

A indústria de Couro e Calçados permanece como importante ítem da matriz industrial do RS

A Preparação de Couros e Fabricação de Artefatos de Couro, Artigos para viagem e Calçados¹ é um dos mais tradicionais segmentos da indústria gaúcha e se desenvolveu historicamente  na região do Vale dos Sinos e entorno da Região Metropolitana de Porto Alegre, ligada principalmente à fabricação de calçados, que, durante muito tempo, foi um dos ítens mais importantes da pauta de exportações do Estado.

Atualmente os estabelecimentos industriais do segmento estão presentes em 229 dos 496 municípios gaúchos.  Em 2012 existiam no Estado 4.753 estabelecimentos - 13% do total de estabelecimentos industriais, os quais empregavam 128.899 pessoas - 18% do total de empregados na indústria. Os municípios de Novo Hamburgo, Sapiranga, Igrejinha, Parobé, Três Coroas e Campo Bom concentram 53% dos estabelecimentos do segmento e 44% dos empregos.

Pode-se notar a presença do segmento também ao longo do eixo expandido Porto Alegre-Caxias do Sul-Passo Fundo. 

¹ De acordo com CNAE, a atividade compreende o curtimento e outras preparações de couros e peles e a fabricação de artefatos de couro, a fabricação de substitutos do couro, a fabricação de bolsas e de artigos para viagem de qualquer material e também a fabricação de calçados para todos os usos e suas partes, de qualquer material e por qualquer processo.

Arquivos para download

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul