Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Preparação de Couros e Fabricação de Artefatos de Couros e Calçados

A indústria de Couro e Calçados é importante item da matriz industrial do RS e faz parte da pauta de exportações

Em 2015, o Brasil possuía 12.552 estabelecimentos e 341.489 empregados no segmento de Preparação de Couros e Fabricação de Artefatos de Couro, Artigos para Viagem e Calçados¹. O Rio Grande do Sul tinha uma participação de aproximadamente 32% no número de estabelecimentos e de empregados, ocupando o 1º lugar entre os estados brasileiros. 

No Rio Grande do Sul, esse segmento pode ser considerado um dos mais tradicionais segmentos da indústria gaúcha. Desenvolveu-se historicamente na região do Vale do Rio dos Sinos e entorno da Região Metropolitana de Porto Alegre, ligada principalmente à fabricação de calçados que, durante muito tempo, foi um dos itens mais importantes da pauta de exportações do Estado. Ainda hoje a fabricação de calçados permanece na lista de produtos de exportação juntamente com couros e peles e artefatos.  Um dos aspectos importantes na localização das indústrias desse segmento nos últimos anos é a diminuição substancial de estabelecimentos e empregados no COREDE Vale do Rio dos Sinos e aumento no COREDE Paranhana Encosta da Serra, sinalizando um novo arranjo espacial das unidades industriais. 

Os estabelecimentos industriais do segmento de Preparação de Couros e Fabricação de Artefatos de Couro, Artigos para Viagem e Calçados estão presentes em 214 dos 497 municípios gaúchos.  Em 2015, existiam no Estado 3.984 estabelecimentos, 10% do total de estabelecimentos industriais, os quais empregavam 109.457 pessoas, 16% do total de empregados na indústria. Os municípios de Sapiranga, Novo Hamburgo, Parobé, Igrejinha, Campo Bom e Três Coroas concentravam 53% dos estabelecimentos do segmento e 41% dos empregos.

¹ De acordo com CNAE, a atividade compreende o curtimento e outras preparações de couros e peles e a fabricação de artefatos de couro, a fabricação de substitutos do couro, a fabricação de bolsas e de artigos para viagem de qualquer material e também a fabricação de calçados para todos os usos e suas partes, de qualquer material e por qualquer processo.

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul