Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Redes Modais

O RS conta com uma rede multimodal de transportes relativamente bem estruturada

O Rio Grande do Sul conta com uma rede multimodal de transportes relativamente bem estruturada. Entretanto, a exemplo do Brasil, possui uma matriz de transportes excessivamente centrada no transporte rodoviário. Considerando a relação volume de cargas transportadas X distâncias*, as rodovias eram responsáveis, em 2000, por 85,3% do total transportado, quantidade bem superior a brasileira que era de 68,6%. 

Há rotas hidroviárias interiores e portos importantes como o de Porto Alegre e de Rio Grande e rede ferroviária extensa com potencial a ser explorado. Há também uma rede de aeroportos regionais e um aeroporto Internacional e, ainda, uma rede dutoviária que serve principalmente o nordeste do Estado.  A movimentação de cargas e de passageiros é realizada predominantemente por rodovias que interligam as várias regiões do Estado aos outros estados brasileiros e aos países do MERCOSUL. Devido à sua localização geográfica, passam pelo Estado boa parte dos produtos comercializados entre o Brasil e o bloco de países do MERCOSUL, principalmente a Argentina. Com isso, rodovias como a BR-116, BR-101, BR-386 e BR-290, entre outras, enfrentam um tráfego pesado.

A tradição exportadora de grande parte da agricultura e indústria gaúchas também contribui para definir a conformação das redes modais e das principais estradas pavimentadas que ligam as várias regiões produtoras do Estado à capital e ao Porto de Rio Grande.

* SCP. Rumos 2015: estudo de desenvolvimento regional e logística de transportes no Rio Grande do Sul/SCP-DEPLAN; DCAPET. Porto Alegre, 2006. 5v.: tab.; graf.; mapas.

Matriz Modal do Brasil - 2000
Matriz Modal do Brasil - 2000

Fonte: SCP. Rumos 2015
Notas: Não inclui modalidade aérea e fluxos dentro de uma mesma zona de transporte
(**) Não inclui cabotagem marítima

Matriz Modal do Rio Grande do Sul - 2000
Matriz Modal do Rio Grande do Sul - 2000

Fonte: SCP. Rumos 2015 - 2005
Notas: Não inclui modalidade aérea e fluxos dentro de uma mesma zona de transporte
( *) Apenas petróleo cru e derivados
(**) Não inclui cabotagem marítima 

Arquivos para download

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul