Saúde e Serviços Sociais

Os serviços de Saúde e de Assistência Social estão presentes em grande parte dos municípios do RS

De acordo com CNAE 2.0, o segmento de Saúde Humana e Serviços Sociais cobrem todas as formas de serviços prestados em hospitais, ambulatórios, consultórios, clínicas, centros de assistência psicossocial, unidades móveis de atendimento a urgências e remoções e, também, os serviços de saúde prestados nos domicílios, realizados por agências de governo ou por instituições privadas. Compreende também as atividades de apoio à gestão dos estabelecimentos de saúde e as atividades de práticas integrativas e complementares à saúde humana.

Segundo a RAIS, em 2015, o Rio Grande do Sul contava com 14.613 estabelecimentos de Atividades de Atenção à Saúde Humana distribuídos em 399 municípios com destaque para o município de Porto Alegre com 3.399 estabelecimentos. Encontravam-se empregados no segmento 156.183 pessoas, com concentração de 37% destes postos de trabalho somente no em Porto Alegre.

As Atividades de Atenção à Saúde Humana Integradas com Assistência Social prestadas em Residências Coletivas e Particulares contavam com 106 estabelecimentos distribuídos em 57 municípios com destaque para o município de Porto Alegre com 29 estabelecimentos. Encontravam-se empregados no segmento 3.181 pessoas, com concentração de 70% destes postos de trabalho somente no município de Porto Alegre.

Os Serviços de Assistência Social sem Alojamento apresentavam 253 estabelecimentos distribuídos em 76 municípios, com destaque para Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas, que somavam 116 estabelecimentos. Encontravam-se empregados no segmento 8.398 pessoas, com concentração de 71% destes postos de trabalho em Porto Alegre e Caxias do Sul.

O Rio Grande do Sul é o 4º Estado em total de estabelecimentos voltados aos serviços de saúde e de assistência social, ficando atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

1RAIS – Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego

Nota: A análise da Saúde e Assistência Social foi baseada na Seção Q, da CNAE 2.0, que abrange as Divisões: 1) Atividades de Atenção à Saúde Humana; 2) Atividades de Atenção à Saúde Humana Integradas com Assistência Social, Prestadas em Residências Coletivas e Particulares; e 3) Serviços de Assistência Social sem Alojamentos.