Saúde Humana e Serviços Sociais

Os serviços de Saúde Humana e Serviços Sociais estão presentes em grande parte dos municípios do RS

De acordo com CNAE 2.0, o segmento de Saúde Humana e Serviços Sociais cobrem todas as formas de serviços prestados em hospitais, ambulatórios, consultórios, clínicas, centros de assistência psicossocial, unidades móveis de atendimento a urgências e remoções e, também, os serviços de saúde prestados nos domicílios realizadas por agências de governo ou por instituições privadas. Compreende também as atividades de apoio à gestão dos estabelecimentos de saúde e as atividades de práticas integrativas e complementares à saúde humana. O segmento inclui as modalidades de Atividades de Atenção à Saúde Humana; as Atividades de Atenção à saúde Humana Integradas com Assistência Social prestadas em Residências Coletivas e Particulares e os Serviços de Assistência Social sem Alojamento.

Segundo a RAIS, em 2012, o Rio Grande do Sul contava com 12.909 estabelecimentos de Atividades de Atenção à Saúde Humana distribuídos em 371 municípios com destaque para o município de Porto Alegre com 3.441 estabelecimentos. Encontravam-se empregados no segmento 131.827 pessoas, com concentração de 38% destes postos de trabalho somente no município de Porto Alegre.

As Atividades de Atenção à Saúde Humana Integradas com Assistência Social prestadas em Residências Coletivas e Particulares contavam com 555 estabelecimentos distribuídos em 123 municípios com destaque para o município de Porto Alegre com 144 estabelecimentos. Encontravam-se empregados no segmento 6.767 pessoas, com concentração de 44% destes postos de trabalho somente no município de Porto Alegre.

Os Serviços de Assistência Social sem Alojamento apresentavam 249 estabelecimentos distribuídos em 74 municípios com destaque para os municípios de Porto Alegre com 76 estabelecimentos, Caxias do Sul, Pelotas e São Leopoldo. Encontravam-se empregados no segmento 5.054 pessoas, com concentração de 57% destes postos de trabalho nos municípios de Porto Alegre e Caxias do Sul.