Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Transporte, Armazenagem e Correio

O RS ainda apresenta boa margem para o avanço dos serviços de Transporte Aquaviário e Aéreo

De acordo com CNAE 2.0, o serviço de Transporte, Armazenagem e Correio compreende as atividades de transporte de passageiros ou mercadorias, nas modalidades ferroviária, rodoviária, aquaviária, aérea e dutoviária através das divisões de Transporte Terrestre; Transporte Aquaviário ee de Transporte Aéreo. Também fazem parte deste serviço o Armazenamento e as Atividades Auxiliares dos Transportes como a gestão e operação de terminais rodoviários, ferroviários, portuários e aeroportuários e atividades correlatas  e, ainda, os serviço de Correio e Outras Atividades de Entrega.

Segundo a RAIS, em 2012, o Rio Grande do Sul contava com  12.870 estabelecimentos de Transporte Terrestre distribuídos em 465 municípios com destaque para os municípios de Porto Alegre e Caxias do Sul com 1.782 estabelecimentos. Encontravam-se empregados no segmento 119.124 pessoas, com concentração de 33% destes postos de trabalho somente nos municípios de Porto Alegre, Caxias do Sul e Canoas.

No segmento de Transporte Aquaviário o Estado contava com 71 estabelecimentos distribuídos em 30 municípios, com destaque para os municípios de Porto Alegre e Rio Grande com 11 estabelecimentos cada um. Encontravam-se empregados no segmento 987 pessoas, sendo que 67% dos postos de trabalho concentrados nos municípios de Porto Alegre e Rio Grande.

No Transporte Aéreo o Rio Grande do Sul contava com 44 estabelecimentos distribuídos em 14 municípios, com destaque para os municípios de Porto Alegre e Caxias do Sul com 29 estabelecimentos. Encontravam-se empregados no segmento 1.916 pessoas, com concentração de 92% dos postos de trabalho no município de Porto Alegre.

Arquivos para download

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul