Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Alojamento e alimentação

O RS ocupava, em 2020, o 5º lugar entre os estados em número de estabelecimentos² e o 6° lugar em número de empregados

De acordo com a CNAE 2.0¹, a Seção Alojamento e Alimentação inclui duas divisões de mesmo nome que “compreendem as atividades de alojamento de curta duração e os serviços de alimentação. Os serviços de alojamento se distinguem dos de locação de imóveis pela curta duração da disponibilidade do local de alojamento, salvo em casos de alojamentos coletivos (pensionatos, casas de estudante), tradicionalmente tratados dentro deste segmento. Os serviços de alimentação têm como característica o preparo das refeições para consumo imediato, com ou sem serviço completo (para efeito de classificação, entende-se como serviço completo todas as unidades que tem serviço de mesa, independente de que o pessoal encarregado de servir as refeições tenha outras funções dentro da unidade econômica), a preparação de alimentos por encomenda e a preparação de bebidas para consumo imediato”.

 Nesta Seção, o Estado ocupava em 2020 o 5º lugar no ranking dos estados brasileiros em número de estabelecimentos² e o 6° em número de empregados. No Rio Grande do Sul, de acordo com os dados da RAIS - Relação Anual de Informações Sociais, a Seção Alojamento e Alimentação contava com 16.701 estabelecimentos, o que representava 7,2% dos estabelecimentos dos serviços, sendo a terceira maior representação entre as demais seções e 81.101 empregados em 2020 que representavam 3,8% do total de empregados. As atividades de Alojamento e Alimentação estão presentes em praticamente todos os municípios do Estado, porém os centros urbanos maiores e os municípios turísticos concentram a maior parte das atividades relacionadas.

¹IBGE. CNAE 2.0
² Exceto RAIS Negativa

Número de estabelecimentos* e de empregados da Seção Alojamento e Alimentação, por divisão no RS em 2020

Fonte: Ministério da Economia/RAIS -*exceto RAIS Negativa

Evolução do total de estabelecimentos* e de empregados na seção de Alojamento e Alimentação no RS, no período de 2011 a 2020

Fonte: Ministério da Economia/RAIS -*exceto RAIS Negativa

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul