Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

VAB dos Serviços

A participação do Setor de serviços no VAB total do RS chega 66,1%

O Valor Adicionado Bruto - VAB do setor de serviços brasileiro em 2012 foi de 2,6 trilhões de reais. O Rio Grande do Sul contribuiu neste montante com 6,2%, isto é, aproximadamente 158 bilhões de reais.

De acordo com os dados de 2012, 66,3% do Valor Adicionado Bruto tem como origem o setor de Serviços. Na estrutura do setor destaca-se a participação do segmento da Administração, saúde e educação públicas e seguridade social que contribui com 17,1% e do Comércio com 13,1% do setor.

O município de Porto Alegre é, destacadamente, o que possui maior participação com 21,8% do total do VAB dos serviços do Estado. Entre os principais fatores que contribuem para esta elevada participação está a função de capital, que proporciona a concentração dos serviços de Administração Pública, o papel desempenhado como centro metropolitano, exercendo influência sobre os centros urbanos regionais e demais municípios, bem como sobre parcela do território catarinense. Merecem destaque também os municípios de Canoas com 6,2% e Caxias do Sul com 5%. Todo o restante dos municípios possuem participação inferior a 3%.

Evolução do VAB dos SErviços no RS 2002 - 2012 (R$ bilhões)
graf evolucao vab servicos RS 2002 2012

Fonte: IBGE - Contas Regionais

Arquivos para download

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul