Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

VAB dos Serviços

O Valor Adicionado Bruto pelo Setor de Serviços contribuiu com 58,3% do PIB estadual.

O Valor Adicionado Bruto (VAB) é o valor que cada setor econômico (agropecuária, indústria e serviço) acresce ao valor final de tudo que foi produzido, contribuindo com o PIB. O VAB, pelo setor de serviços, considera também os valores arrecadados pela administração pública, saúde, educação e seguridade social. Destaca-se que no Brasil, em 2014, o VAB dos serviços foi 3,5 trilhões, representando 61,3% do PIB nacional. O Rio Grande do Sul contribuiu com 5,9% do montante referente ao total acrescido pelos serviços no país, ocupando a 4ª posição no ranking entre as unidades da federação, ficando atrás apenas de São Paulo (33,4%), Rio de Janeiro (11,4%) e Minas Gerais (8,4%).

Em 2014, o VAB deste setor no estado foi de 208.567.428 bilhões de reais, o que representou 58,3% do PIB estadual. Deste total adicionado pelos serviços, 21,7% foi acrescido pela administração pública, educação, saúde e seguridade social e 78,3% pelos demais serviços.

Dentro do VAB de serviços do estado, o município que apresenta maior participação é Porto Alegre, cuja arrecadação do setor representou 22,8% do total. Entre os principais fatores que contribuem para esta elevada participação está a função de capital que proporciona a concentração de serviços de Administração Pública, além do papel desempenhado como centro metropolitano, exercendo influência sobre o centros urbanos regionais e demais municípios. Também merecem destaque os municípios de Caxias do Sul (5,5%), Canoas (3,4%), Passo Fundo (2,5%), Pelotas e Novo Hamburgo, ambos com 2,4%.

Evolução do VAB dos Serviços no Rio Grande do Sul de 2004 a 2014 (R$ bilhões).
VAB Serviços Grafico

Fonte: IBGE - Contas Regionais

Arquivos para download

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul