Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

VAB dos Serviços

O VAB dos Serviços do RS contribui com 6% do VAB dos Serviços do país em 2015

No Brasil, em 2015, o VAB dos Serviços alcançou 3,7 trilhões, representando 62,3% do PIB Total. O Rio Grande do Sul contribuiu com um VAB de 224,71 bilhões, que representou 6% do VAB dos Serviços do país, sendo o quarto estado no ranking do setor.

No Rio Grande do Sul, em 2015, o VAB do Setor de Serviços foi responsável por 58,8% do PIB total. Do total dos Serviços, 21,7% foi acrescido pela administração, educação e saúde públicas e seguridade social e 78,3% pelos demais serviços.

O município que apresentou maior participação foi Porto Alegre, cuja arrecadação representou, em 2015, 22,9% do total do VAB dos Serviços. Entre os principais fatores que contribuíram para esta participação está a função de capital do Estado , que proporciona a concentração dos serviços de administração pública, além do papel desempenhado como centro metropolitano, exercendo forte influência sobre os centros urbanos regionais e demais municípios. Também merecem destaque os municípios de Caxias do Sul (5,2%), Canoas (3,8%), Passo Fundo e Pelotas (ambos com 2,5%).

*De acordo com o CNAE 2.0, as classes do Setor de Serviços são: eletricidade e gás; água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação; construção; comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas; transporte, armazenagem e correio; alojamento e alimentação; informação e comunicação; atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados; atividades imobiliárias; atividades profissionais, científicas e técnicas; atividades administrativas e serviços complementares; administração pública, defesa e seguridade social; educação; saúde humana e serviços sociais; artes, cultura, esporte e recreação; outras atividades de serviços; serviços domésticos e  organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais.

Valor Adicionado Bruto a preços correntes dos Serviços RS 2002-2015
Valor Adicionado Bruto a preços correntes dos Serviços RS 2002-2015

Fonte: FEE

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul