Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Veículos Automotores, Reboques e Carrocerias

A indústria de Veículos Automotores, reboques e Carrocerias tem importante participação na pauta de exportações

A indústria de Fabricação de Veículos Automotores, reboques e Carrocerias¹ encontra-se presente em 109 municípios do Estado. Em 2012 o RS apresentava 705 estabelecimentos, os quais empregavam 52.103 pessoas. Os municípios de Caxias do Sul, Porto Alegre, São Marcos, Gravataí, Canoas e São Leopoldo concentram 51% dos estabelecimentos deste segmento. E, os municípios de Caxias do Sul, Gravataí, Porto Alegre, Erechim, São Marcos, Canoas e São Leopoldo concentram 87% dos empregos.

O segmento é hoje um importante dinamizador da economia gaúcha e brasileira com participação na pauta de exportações. Conta com um parque industrial da cadeia automotiva bem desenvolvido. Pode-se notar a presença de unidades industriais ligadas  a esta cadeia ao longo do eixo expandido Porto Alegre-Caxias do Sul-Passo Fundo, rumo norte-noroeste do Estado.

¹ Segundo o CNAE o segmento de fabricação de Veículos Automotores, reboques e Carrocerias compreende a fabricação de veículos automotores para transporte de pessoas e mercadorias e a fabricação de cabines, carrocerias, reboques e semi-reboques para veículos automotores e também a fabricação de peças e acessórios, de material elétrico e eletrônico, de bancos e estofados para os veículos automotores e, ainda, a fabricação de contêineres.

Arquivos para download

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul