Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Distribuição e densidade demográfica

A maioria dos municípios gaúchos possui menos de 10 mil habitantes

A população brasileira, por motivos históricos e econômicos, se encontra distribuída de forma irregular no território. Embora esta característica tenha se alterado nas últimas décadas com o avanço para o interior do país, a população ainda está bastante concentrada ao longo do litoral, onde também são encontradas as maiores densidades demográficas.

A distribuição da população no território gaúcho também não é uniforme. O eixo que liga Porto Alegre a Caxias do Sul constitui a área mais povoada do estado. Conforme dados do Censo Demográfico de 2022, 67,4% dos municípios gaúchos possuem população menor de 10 mil habitantes. Os municípios com população entre 10 e 50 mil habitantes somam 119 (23,9%) e aqueles com população entre 50 e 100 mil são em 24 (4,8%). E, finalmente, somente 19 municípios possuem população superior a 100 mil habitantes, no entanto concentram 47% da população total do estado.

A densidade demográfica média no Rio Grande do Sul é de 38,6hab/km² em 2022. Entre os estados da região sul é o que apresenta a menor densidade, mas ainda assim está acima da média brasileira que é de 23,9hab//km². A área de maior densidade demográfica se encontra no eixo Porto Alegre - Caxias do Sul. Dos 33 municípios com densidade superior a 200hab/km² do estado, 22 fazem parte deste eixo.

De outro lado, existem áreas de baixa densidade no estado. Estas áreas estão mais fortemente localizadas na faixa oeste, centro e norte do estado. Com densidade abaixo de 20hab/km² estão as regiões que correspondem aos COREDEs Campos de Cima da Serra, Vale do Jaguari, Fronteira Oeste, Campanha, Jacuí Centro, Alto da Serra do Botucaraí e Missões.

Municípios do RS por faixas de número de habitantes – 1980-2022

Fonte: IBGE/Censos Demográficos

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul