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Ferrovias

Os trechos ferroviários com maior concentração de cargas localizam-se no entorno da RMPA, em Passo Fundo, Cruz Alta e Uruguaiana

O Sistema Ferroviário Brasileiro possui aproximadamente 30.000 km de extensão, distribuído basicamente pelas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. O sistema opera por concessão cuja fiscalização é realizada pela  Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT.  Seu principal concorrente é o transporte rodoviário, embora seja indicado para a movimentação de grandes volumes de carga e de passageiros em médias e longas distâncias por ser mais seguro, econômico e menos poluente. A opção pelo uso do transporte rodoviário levou a sua subutilização no Brasil e no Rio Grande do Sul. No entanto é considerado por planejadores e técnicos do setor de transportes um importante elo da cadeia logística para o transporte de cargas e tem grande potencial de crescimento, se conectado adequadamente por centros de transferência de cargas aos modais rodo e hidroviário.

A malha ferroviária gaúcha, controlada por longo período pela Rede Ferroviária Federal - RFFSA, foi concedida para a iniciativa privada em 1997, quando passou a ser operada pela Ferrovia Sul Atlântico S.A., mais tarde denominada América Latina Logística do Brasil S.A. - ALL Logística.  Atualmente esta operadora ferroviária, com concessão para o período de 1997 a 2027, é responsável pela operação das malhas das regiões Sul e Sudeste.  Até 2013 detinha também áreas de concessão na Argentina que possibilitavam a integração ferroviária entre grandes centros como São Paulo e Buenos Aires. 

De acordo com a ANTT, o Rio Grande do Sul possui hoje uma malha de aproximadamente 3.259 km de linhas e ramais ferroviários utilizados somente para o transporte de cargas. A maior parte apresenta bitola de 1 metro, sendo que apenas 5 km apresentam bitola mista (1,435 m), com objetivo de realizar a integração com as malhas argentinas e uruguaias. Atualmente alguns trechos das ferrovias do estado estão sem operação regular.  Os centros de transferência de cargas que apresentam maior movimentação localizam-se nas proximidades da Região Metropolitana de Porto Alegre e em Passo Fundo, Cruz Alta e Uruguaiana. No terminal de Cacequi há também uma importante estrutura logística de integração rodo-ferroviário onde os principais produtos transportados são combustíveis, adubos e soja. Os maiores terminais intermodais encontram-se em Porto Alegre, Uruguaiana e Rio Grande, junto ao Porto Marítimo.

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