Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ferrovias

As maior concentrações de cargas estão na RMPA, em Passo Fundo, Cruz Alta e Uruguaiana

O Sistema Ferroviário Brasileiro possui aproximadamente 30.000 km de extensão, distribuído pelas regiões Sul, Sudeste e Nordeste e opera por concessão cuja fiscalização é realizada pela  Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT.  Seu principal concorrente é o transporte rodoviário, embora sua utilização seja indicada para a movimentação de grandes volumes de carga em médias e longas distâncias. A opção pelo predomínio do transporte rodoviário levou a subutilização do modal ferroviário no Brasil e no Rio Grande do Sul. A participação do modal na matriz de transportes é de aproximadamente 30% no Brasil e 6% no RS*. No entanto é considerado por planejadores e técnicos do setor de transportes um importante elo da cadeia logística para o transporte de cargas com grande potencial para crescimento, desde que conectado adequadamente por centros de transferência de cargas aos modais rodoviário e hidroviário.

A malha ferroviária gaúcha, integrante da chamada Malha Regional Sul,  controlada por longo período pela Rede Ferroviária Federal - RFFSA, foi concedida para a iniciativa privada em 1997 à América Latina Logística - ALL que, até 2013, detinha também áreas de concessão na Argentina que possibilitavam a integração ferroviária entre grandes centros como São Paulo e Buenos Aires. A operação atual é da empresa Rumo, nova companhia resultante da fusão Rumo - América Latina Logística - ALL, com concessão para o período de 1997 a 2027 e operação das malhas das regiões Sul e Sudeste. 

De acordo com a ANTT, o Rio Grande do Sul possui hoje uma malha de aproximadamente 3.259 km de linhas e ramais ferroviários utilizados somente para o transporte de cargas. A maior parte apresenta bitola de 1 metro, sendo que apenas 5 km apresentam bitola mista (1,435 m), com objetivo de realizar a integração com as malhas argentinas e uruguaias. Atualmente vários trechos ferroviários do estado estão desativados ou só operam em época de safra.

Os centros de transferência de cargas que apresentam maior movimentação localizam-se nas proximidades da Região Metropolitana de Porto Alegre e em Passo Fundo, Cruz Alta, Uruguaiana e Porto do Rio Grande. Os principais produtos transportados são: combustíveis, fertilizantes, commodities agrícolas, farelo e óleos vegetais e produtos industrializados para  construção civil e siderurgia, produtos florestais e contêineres. Os maiores terminais intermodais encontram-se em Porto Alegre, Uruguaiana e Rio Grande, junto ao Porto.

* PNLT, 2012 (Relatório Final) e PELT- RS, 2014

Evolução do volume total de carga transportado por ferrovia em toneladas úteis no Brasil e na MRS 2006 - 2015 (TU)
Evolução do volume total  de carga transportado por ferrovia em toneladas úteis no Brasil e na MRS 2006 - 2015 (TU)

Fonte: ANTT
Notas:
MRS: Malha Regional Sul (Concessionária Rumo ALL-América Latina Logística do Brasil S.A - abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo).
Total das Concessionárias no Brasil: ALLMN;ALLMO;ALLMP;ALLMS;EFC;FERROESTE;EFVM;FCA;FNS;FTC;FTL e MRS

Arquivos para download

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul