Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Arroz

O Rio Grande do Sul é atualmente o maior produtor de arroz em casca do Brasil

A Ásia, conforme dados da  Food and Agriculture Organization – FAO é o maior produtor de arroz no mundo, com cerca de 90% da produção do grão. O continente americano, segundo colocado no ranking, é responsável por 5% (37 milhões de toneladas aproximadamente). Deste, o Brasil é o maior produtor, com 12 milhões e Estados Unidos com 10 milhões. Entre as unidades da federação, o Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz em casca do Brasil.

Segundo a Pesquisa Agrícola Municipal do IBGE, o Rio Grande do Sul registrou, no período 2013-2015, uma produção de 8.340.229 toneladas em média do grão. Deve-se observar que a área plantada com esta cultura praticamente não se alterou no período 2013-2015 e entre os anos de 2000 a 2015, mas  as quantidades produzidas dobraram embora a cultura sofra grande influência de condições climáticas desfavoráveis, como por exemplo, períodos de estiagem prolongada, já que a cultura é altamente demandante de água para irrigação. Assim, com base na relação quantidades produzidas - área plantada, pode-se afirmar que houve importante ganho de produtividade no RS. A produção tem como destino principal o mercado interno, mas também está presente na pauta de exportações gaúchas.

No período 2013-2015, 25 municípios apresentaram produção média superior a 100.000 toneladas/ano. Os principais municípios produtores encontram-se na porção sul-sudoeste do Rio Grande do Sul. Destacam-se Uruguaiana, Itaqui e Santa Vitória do Palmar que, juntos, são responsáveis por 22% da produção estadual.

Participação dos principais países produtores de arroz em casca – 2014 (%)
Participação dos principais países produtores de arroz em casca  2014 (%)

Fonte: FAO/FAOSTAT

Evolução anual da área plantada e da quantidade produzida de arroz em casca 2000-2015 - BR e RS
Evolução anual da área plantada e da quantidade produzida de arroz em casca 2000-2015 - BR e RS

Fonte: IBGE/Pesquisa Agrícola Municipal

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul