Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Soja

O RS é o terceiro maior produtor de soja em grão do Brasil

De acordo com a Food and Agriculture Organization - FAO, o continente americano é responsável por cerca de 88% de toda soja produzida no mundo - uma das principais commodities negociada nos mercados internacionais. Entre os países, o Brasil é o segundo maior produtor mundial de soja e produz aproximadamente 28% do total produzido no mundo. Entre as unidades da federação, o Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor de soja em grão do Brasil, superado apenas pelos estados de Mato Grosso e Paraná.

De acordo com a Pesquisa Agrícola Municipal do IBGE, o RS produziu em média, 13,8 milhões de toneladas do grão no triênio 2013-2015. A área plantada no mesmo período passou de 4,7 milhões de hectares para 5,2 milhões de hectares. Tendo por  base a relação quantidades produzidas - área plantada, na última década, pode-se afirmar que houve importante ganho de produtividade no RS através do emprego de novas tecnologias de plantio e de manejo do solo, como por exemplo, o melhoramento genético e a transgenia, os métodos de plantio direto e de agricultura de precisão. A produção tem como destino principal o mercado externo e é o item de maior destaque da pauta de exportações gaúchas.

Os principais municípios produtores encontram-se no norte-noroeste do Rio Grande do Sul. No último período analisado 2013-2015, 33 municípios apresentaram produção média superior a 100.000 toneladas/ano e juntos são responsáveis por quase 40% da produção estadual. Destes Tupanciretã, Cachoeira do Sul, Palmeira das Missões, Júlio de Castilhos, Cruz Alta e Santa Bárbara do Sul se destacam por produzirem, em média, mais de 200 mil toneladas anuais.

Participação dos principais países produtores de soja em grão – 2014 (%)
Participação dos principais países produtores de soja em grão  – 2014 (%)

Fonte: FAO/FAOSTAT

Evolução anual da área plantada e da quantidade produzida de soja em grão 2000-2015 no BR e RS
Evolução anual da área plantada e da quantidade produzida de soja em grão 2000-2015 no BR e RS
Fonte: IBGE/Pesquisa Agrícola Municipal

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul