Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Soja

O RS é o quarto maior produtor de soja em grão do Brasil

De acordo com a Food and Agriculture Organization (FAO), em 2021, o continente americano foi responsável por 87,2% de toda a soja produzida no mundo - uma das principais commodities negociadas nos mercados internacionais. Entre os países, o Brasil produziu 135 milhões de toneladas, sendo o maior produtor mundial. Em segundo, estavam os Estados Unidos, com 121 milhões. Juntos, Brasil e Estados Unidos eram responsáveis por 68,8% de toda a soja produzida no mundo.

Entre as unidades da federação, o Rio Grande do Sul é o quarto maior produtor de soja em grão do Brasil, superado pelos Estados de Mato Grosso, Paraná e Goiás. De acordo com a Pesquisa Agrícola Municipal do IBGE, o RS produziu 13,7 milhões de toneladas em média do grão no triênio 2020-2022.

No período analisado – 2020 a 2022 - 36 municípios apresentaram produção média superior a 100.000 toneladas/ano e juntos são responsáveis por aproximadamente 38% da produção estadual. Desses, Tupanciretã, Palmeira das Missões, Dom Pedrito, Cruz Alta, Júlio de Castilhos, São Gabriel e Cachoeira do Sul se destacam, pois produzem em média mais de 200 mil toneladas anuais.

Participação dos principais países produtores de soja em grão (2021)
Fonte: FAO/FAOSTAT

Evolução anual da área plantada e da quantidade produzida de soja em grão, no Brasil e no RS (2012-2022)
Fonte: IBGE/Pesquisa Agrícola Municipal

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul