Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Milho

O Rio Grande do Sul é atualmente o sexto maior produtor de milho em grão do Brasil

Segundo a FAO - Food and Agriculture Organization, o continente americano é responsável por cerca de 52% de todo milho produzido no mundo - uma das principais commodities agrícolas negociada nos mercados internacionais. Entre os países, o Brasil é o terceiro maior produtor, com aproximadamente 8% do total produzido no mundo em 2015.  Entre as unidades da federação, o Rio Grande do Sul é o sexto maior produtor de milho em grão do Brasil, superado pelos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e Mato Grosso.

De acordo com a Pesquisa Agrícola Municipal do IBGE, o RS apresentou um aumento de 74% da quantidade produzida, passando de uma média de 3.130.015 toneladas no período de 2004-2006 para uma média de 5.457.618 no período 2013-2015. Mas, no período de 2000 a 2015 houve diminuição da área plantada, embora não muito acentuada. Com base na relação quantidades produzidas - área plantada, no período considerado, pode-se observar um relativo ganho de produtividade no RS, mas com oscilações importantes nas quantidades produzidas decorrentes, principalmente não só das variações climáticas mas também das oscilações dos preço no mercado interno e externo.  Vale lembrar que o cultivo do milho no Rio Grande do Sul ocorre, em geral, consorciado com a cultura da soja, entre outras culturas, e que é possível obter o produto através de mais de uma safra anual. E ainda, o seu cultivo está fortemente relacionado com a cadeia de produção agroindustrial de aves e suínos.

No período 2013-2015, onze municípios apresentaram produção média superior a 50.000 toneladas/ano. Muitos Capões é o maior produtor estadual com 192 mil toneladas. O segundo maior produtor é Venâncio Aires com 89.417 toneladas.

Participação dos principais países produtores de milho em grão – 2014 (%)
Participação dos principais países produtores de  milho em grão – 2014 (%)

Fonte: FAO/FAOESTAT

Evolução anual da área plantada e da quantidade produzida de milho em grão 2013-2015 - BR e RS
tab_Evolução anual da área plantada e da quantidade produzida de milho em grão 2013 2015   BR e RS

Fonte: IBGE/Pesquisa Agrícola Municipal

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul