Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sementes e produtos orgânicos

O RS se destaca no cenário agrícola brasileiro pela volume de produção das principais culturas e pela diversificação agrícola

Além de se destacar no cenário agrícola brasileiro pelos volumes de produção das principais culturas de exportação e pelo elevado grau de diversificação agrícola, o Rio Grande do Sul também se coloca como um dos maiores produtores de sementes e mudas das lavouras temporárias e permanentes e de produtos da horticultura. 

As informações do Censo Agropecuário 2006 colocaram o Rio Grande do Sul na posição de 4º maior produtor nacional de sementes para plantio de produtos da lavoura temporária¹ com uma produção de 43.940 toneladas em 2006; 3º maior produtor de mudas para plantio de produtos da lavoura permanente² com uma produção de 30.642.000 unidades no mesmo ano; 3º maior produtor de sementes de produtos da horticultura com uma produção de 279 toneladas e 2º maior produtor de mudas de produtos da horticultura com uma produção de 78.373.000 unidades.

De acordo com o Censo Agropecuário 2006 do IBGE, no Rio Grande do Sul, dos produtos da lavoura temporária, destaca-se a produção de sementes de arroz, soja, trigo e batata-inglesa. Dos produtos da lavoura permanente, destaca-se a produção de mudas de frutas cítricas, kiwi e uva. E, finalmente, dos produtos da horticultura, destaca-se a produção de sementes de alcachofra, beterraba, brocolis, cenoura, couve-flor, morango, nabiça, orégano e rabanete. 

A produção de orgânicos vem aumentando no Brasil e no Rio Grande do Sul, principalmente vinculada às pequenas unidades de produção. Isto se dá devido ao aumento do consumo interno e da demanda de mercados como o da União Européia e do Japão, entre outros. Deve-se destacar que a valorização superior ao preço pago pelo produto tradicional também tem colaborado para o desenvolvimento de projetos visando especialmente a produção de soja, açúcar, hortigranjeiros, frutas, frango, ovos e leite. Embora não estejam ainda disponívei dados estatísticos oficiais sobre as quantidades produzidas de orgânicos no Estado, é possivel afirmar que esta forma específica de produção está presente em praticamente todas as regiões, considerando as informações do Censo Agropecuário 2006 referente ao número de estabelecimentos agropecuários que fazem uso de agricultura orgânica e são certificados por entidade credenciada. 

Segundo os dados do Censo Agropecuário 2006, os municípios com o maior número de estabelecimentos que fazem uso de agricultura orgânica certificados por entidade credenciada são: Amaral Ferrador, Barra do Guarita, Derrubadas, Muçum, Nova Boa Vista, Nova Roma do Sul, Paulo Bento e Tupandi. Nestes municípios, em 2006, 100% dos estabelecimentos que faziam uso de agricultura orgânica encontravam-se certificados por entidade credenciada.

¹ Produtos da lavoura temporária: sementes produzidas para plantio de algodão, arroz, feijão, milho, soja, trigo, forrageiras, batata-inglesa, toletes de cana-de-açúcar e outras formas de propagação de outros produtos (toneladas).
² Produtos da lavoura permanente: mudas de café, cacau, caju, coco-da-bahia, frutas cítricas (laranja, limão, tangerina, etc.), mamão, uva e outros produtos da lavoura permanente (1.000 unidades).
³ Produtos da horticultura: sementes produzidas para plantio (toneladas) e mudas e outras formas de propagação produzidas para plantio (1.000 unidades) de abobrinha, acelga, agrião, aipo, alcachofra, alcaparra, alecrim, alface, alho-porró, almeirão, aspargo, batata-baroa (mandioquinha), batata-doce, berinjela, bertalha, beterraba, boldo, brócolis, bucha (esponja vegetal), camomila, cará, caruru, cebolinha, cenoura, chicória, chuchu, coentro, cogumelos, couve, couve-flor, erva-doce, ervilha (vagem), espinafre, gengibre, hortelã, inhame, jiló, lentilha, manjericão, maxixe, milho verde (espiga), morango, mostarda(semente), nabiça, nabo, orégano, pepino, pimenta, pimentão, quiabo, rabanete, repolho, rúcula, salsa, taioba, tomate (estaqueado) e vagem (feijão vagem).

Participação do RS nas quantidades produzidas de sementes e mudas¹ 2006 - RS (% BR)
Participação do RS nas quantidades produzidas de sementes e mudas¹ 2006 - RS (% BR)

Fonte: IBGE - Censo Agropecuário 2006
¹para plantio de produtos das lavouras temporárias e permanentes e outras formas de propagação para plantio de produtos hortigranjeiros

Percentual do número de estabelecimentos que fazem uso de agricultura orgânica certificados por entidades credenciadas 2006
graf numero estab agric org cred 2006

Fonte: IBGE - Censo Agropecuário 2006

Arquivos para download

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul