Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

VAB da Agropecuária

O RS contribuiu com 12,7% do VAB da Agropecuária do Brasil em 2021

Em 2021, o Valor Adicionado Bruto (VAB) da Agropecuária brasileira foi de 591,0 bilhões de reais. O Rio Grande do Sul, com forte crescimento entre 2020 e 2021, contribuiu neste montante com 12,7%, isso é, aproximadamente R$ 75,0 bilhões.

Embora no VAB total do Rio Grande do Sul o setor participasse, em 2021, com aproximadamente 15%, essa atividade possui grande importância para a economia gaúcha, pois dela derivam inúmeros segmentos da agroindústria e há também uma grande influência da atividade nas exportações. O setor também possui grande importância para os pequenos municípios, onde é responsável por impulsionar inúmeras atividades, principalmente de comércio e serviços.

A maioria dos municípios gaúchos tem o cultivo de grãos como produção principal. Em 2021, os COREDEs Sul e Fronteira Oeste detiveram valores de VAB Agropecuária maiores do que R$ 6 bilhões. Juntos, foram responsáveis por 18,5% do VAB do setor no RS. Essas regiões possuem o cultivo de arroz e a criação de bovinos como principais produtos.

Em relação aos municípios, em 2021, tinha-se Alegrete, Tupanciretã, Dom Pedrito e São Gabriel com valores de VAB Agropecuária superiores a 1 bilhão de reais.

Evolução do VAB da Agropecuária do RS (2011-2021)

Fonte: IBGE/Contas Regionais

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul