Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul

Um Atlas para pensar e entender o Rio Grande

O Atlas Socioeconômico do Estado do Rio Grande do Sul é uma publicação eletrônica elaborada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. O site representa a continuidade de uma iniciativa que completou 22 anos em 2020, tendo como origem a publicação de duas edições impressas nos anos de 1998 e 2002. Ganhou maior visibilidade e dinamismo com o lançamento da edição eletrônica em 2003, possibilitando o acesso amplo da sociedade.

O principal objetivo da publicação é fornecer informações georreferenciadas e espacializadas sobre a realidade socioeconômica do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados, de diferentes fontes, são apresentados na forma de mapas temáticos, tabelas e gráficos acompanhados de textos explicativos que possibilitam análises diversas entre regiões, municípios e demais estados brasileiros.

A publicação eletrônica está estruturada atualmente segundo seis capítulos - Apresentação; Infraestrutura; Meio Ambiente; Demografia; Indicadores Sociais e Economia, compondo uma síntese geográfica dos principais temas e atividades desenvolvidas no Estado do Rio Grande do Sul e proporciona uma leitura diferenciada sobre a realidade regional. Suas informações são utilizadas pelos órgãos públicos na formulação de políticas e amplamente empregadas por estabelecimentos de ensino e de pesquisa e por empresários e investidores, além do público em geral, que busca conhecer o Estado e suas potencialidades.

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul