Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Uva e maçã

O RS é o maior produtor nacional de uva e o segundo maior produtor de maçã

O cultivo de uva no Brasil está concentrado no Sul e no Nordeste do país. O Rio Grande do Sul é o maior produtor, sendo responsável por cerca de 52% da produção nacional.

Da produção total de uva, apenas uma pequena parte é destinada ao consumo de mesa. O restante é destinado à elaboração de sucos e vinhos de forma artesanal e industrial. Na última década, a região Nordeste, especialmente a região do Vale do São Francisco, também vem apresentando uma produção significativa voltada à elaboração de suco e uva de mesa.

A produção de uva, cultura permanente, é resultado da forte influência da colonização italiana e está concentrada principalmente no nordeste do Estado, com destaque para região da Serra. Todos os municípios com produção média superior a 10 mil toneladas/ano, no período de 2020-2022, com exceção de Campestre da Serra e Monte Alegre dos Campos, localizam-se no COREDE Serra. É importante mencionar que outras regiões do Estado, como Fronteira Oeste, Campanha e Médio Alto Uruguai, também vem se destacando na produção de uva destinada à vitivinicultura.

A produção de maçã é uma atividade relativamente recente no Brasil. No início da década de 70, a produção anual de maçãs era de cerca de mil toneladas. De acordo com a Embrapa, com incentivos fiscais e apoio à pesquisa e à extensão rural, os estados do sul do Brasil, em especial Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, aumentaram a produção em quantidade e em qualidade, fazendo o país passar de importador a auto-suficiente no abastecimento do mercado interno e externo.

A cadeia produtiva da maçã foi pioneira na implantação do Sistema de Produção Integrada, que pressupõe o emprego de tecnologias de controle por meio do monitoramento de todas as etapas da produção. Os três grandes polos produtores do país se encontram nos municípios de São Joaquim e Fraiburgo em Santa Catarina e Vacaria no Rio Grande do Sul.

O Estado gaúcho é responsável por 46,7% da produção nacional, com uma quantidade média, no triênio 2020-2022, de 518.029 toneladas/ano. O COREDE Campos de Cima da Serra é a região com maior produção, onde se destacam os Municípios de Vacaria, Bom Jesus e Muitos Capões. Caxias do Sul e São Francisco de Paula também possuem importância. 

Evolução anual da área plantada e da quantidade produzida de uva no Brasil e no RS (2012-2022)
Fonte: IBGE/Produção Agrícola Municipal

Evolução anual da área plantada e da quantidade produzida de maçã no Brasil e no RS (2012-2022)
Fonte: IBGE/Produção Agrícola Municipal

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul