Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Abastecimento de água

Rio Grande do Sul supera Brasil no índice de atendimento total de água

De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS)¹, o atendimento dos serviços de água refere-se ao acesso por meio de rede geral de distribuição de água, excluindo as formas de acesso ao abastecimento de água que utilizam soluções individuais ou alternativas².

Semelhante ao Índice de atendimento total de água (IN055) adotado pelo SNIS, adotou-se seu cálculo valendo-se dos dados do Censo Demográfico de 2022. Dito isso, aplicou-se a seguinte fórmula para todos municípios do Rio Grande do Sul e estados do Brasil: 

(População total atendida com abastecimento de água / População total residente dos municípios com abastecimento de água) x 100

De acordo com a fórmula referida, o Rio Grande do Sul apresentou um índice mais satisfatório de atendimento total de água, obtendo 85,63%, enquanto o Brasil obteve um índice de 82,48%. Apesar do Rio Grande do Sul superar as médias para o país como um todo, entre os estados brasileiros, é o sexto estado em maior índice de atendimento total de água, sendo superado, nesta ordem, por São Paulo, Distrito Federal, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul; demonstra-se, dessa forma, que o estado ainda possui muito por fazer no sentido de atingir a universalização do atendimento de água.

   

¹ As informações do SNIS são fornecidas pelos prestadores dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, compostos por companhias estaduais, empresas e autarquias municipais, empresas privadas e, em muitos casos, pelas próprias prefeituras, por meio de suas secretarias ou departamentos. In: MDR/SNS. Diagnóstico Temático Serviços de Água e Esgoto: Visão Geral - ano de referência 2022.

² Caracterizam-se como soluções individuais ou alternativas as formas de provimento do abastecimento de água por poços, nascentes, cisternas, chafariz, caminhões pipa, dentre outros.

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul