Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Participação no PIB do Brasil

O RS participa com 6,3% do PIB nacional

O Rio Grande do Sul é atualmente a quarta economia do Brasil pelo tamanho do Produto Interno Bruto - PIB, chegando a R$ 381,9 bilhões¹. O RS participa com 6,3% do PIB nacional, sendo superado pelos estados de São Paulo (32,4%), Rio de Janeiro (11%) e Minas Gerais (8,7%).

A economia gaúcha possui estreita relação com os mercados nacional e internacional, superior a média brasileira. Por isso a participação da economia gaúcha tem oscilação superior a dos demais estados brasileiros pois é muito influenciado pela dinâmica das exportações. E, embora a estrutura setorial do VAB do Rio Grande do Sul confirme a forte participação do Setor de Serviços, que apresentou grande crescimento durante as duas últimas décadas, pode-se dizer que a economia gaúcha é impulsionada por dois setores hegemônicos: a Agropecuária e a Indústria de Transformação.

Os setores Industrial e de Serviços participaram respectivamente com 23,2% e 67,4% do VAB em 2015. O setor Agropecuário apresentou, de acordo com os dados do ano de 2015, uma participação de 9,4% da estrutura do VAB, com forte associação com o setor Agroindustrial. De acordo com estudos existentes², se somadas as atividades agroindustriais, esta participação chega a aproximadamente 30% da estrutura econômica, além de ser o setor econômico mais desconcentrado no território. Deve-se ressaltar, no entanto, que o setor Agropecuário tem sido fortemente impactado por estiagens prolongadas que, em grande medida, explicam os relativos baixos resultados de algumas safras que acabaram influindo negativamente no PIB, como no caso dos anos de 2004 e 2005.

¹IBGE/Contas Regionais
²SEPLAN/ Estudos de Desenvolvimento Regional e Logística do RS - Rumos 2015

Participação do PIB do Rio Grande do Sul no PIB Brasil 2002-2015 (%)
Participação do PIB do Rio Grande do Sul no PIB Brasil 2002-2015 (%)
Fonte: FEE. Núcleo de Contabilidade Social e IBGE. Coordenação de Contas Nacionais

Estrutura do VAB do Rio Grande do Sul por setores de atividade em 2015 (%)
Estrutura do VAB do Rio Grande do Sul por setores de atividade em 2015 (%)
Fonte: FEE. Centro de Informações Estatísticas/Núcleo de Contas Regionais e IBGE/Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Contas Nacionais

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul