Participação dos COREDEs no VAB

Os COREDEs Metropolitano Delta do Jacuí, Vale dos Sinos e Serra concentram a maior parcela da produção econômica gaúcha.

A distribução regional do Valor Adicionado Bruto - VAB no Rio Grande do Sul em 2014 mostra uma concentração espacial nos COREDEs Metropolitano Delta do Jacuí, Vale do Rio dos Sinos e Serra. O COREDE Metropolitano Delta do Jacuí é o que apresenta maior participação, principalmente devido a influência do município de Porto Alegre que contribui com 17,6% do VAB estadual.  Os três COREDEs, juntos, participam com 49,2% do VAB gaúcho¹.

A participação dos COREDEs no VAB da Agropecuária gaúcha demonstra uma maior distribuição do que os outros setores da economia, resultado dos vínculos históricos com a atividade que continua ainda hoje em destaque, constituindo a base da economia na maior parte das regiões. Os COREDEs Fronteira Oeste, Sul e VAle do Rio Pardo são os que apresentam as maiores participações.  Juntos respondem por 22,5% da produção agropecuária gaúcha. Os destaques nestas regiões são a produção de arroz e  pecuária; hortifrutigrangeiros; fumo e grãos.

A participação dos COREDEs no VAB da Industria confirma, ao contrário do VAB da Agropecuária, uma grande concentração espacial em torno do eixo Porto Alegre-Caxias do Sul, abrangendo principalmente os COREDEs Metropolitano Delta do Jacuí, Serra e Vale do Rio dos Sinos. Juntos, estes 3 COREDEs respondem por 57,6% do VAB da industria do Estado, com um perfil bem distribuído por vários segmentos, sendo pólo de praticamente todos os setores industriais relevantes, com exceção de alguns segmentos ligados a agroindústria que localizam-se em outras áreas do Estado. Também se destacam na geração do VAB industrial o COREDEs Vale do Rio Pardo com 5,2% da produção total do estado.

A participação dos COREDEs no VAB dos Serviços também encontra-se concentrada em torno do eixo Porto Alegre-Caxias do Sul com destaque para o COREDE Metropolitano Delta do Jacuí, onde Porto Alegre contribui com 22,8% do total do VAB dos Serviços do Estado e onde se encontram os serviços mais especializados. Junto com o COREDE Vale dos Rio dos Sinos e Serra atingem 52,1% do total do VAB dos Serviços do RS. Também é importante destacar o COREDE Sul com participação de 6,0% do total do Estado. No conjunto do Estado, em relação aos Serviços, o VAB dos segmentos Comércio e Administração, Saúde e Educação Públicos são os que apresentam as maiores participações com 15% e 14,6%, respectivamente, no total dos serviços.

¹ FEE 2014

Estrutura do VAB do RS por setores de atividade RS 2010 - 2014 (%)
tab VAB setor atividade RS 2010 2014

Fonte: FEE/Núcleo de Contas Regionais