Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Educação Superior

O RS possui 21 Universidades, 103 Faculdades, 7 Centros Universitários 3 Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia.

A Educação Superior abrange os cursos de graduação e pós-graduação nas diferentes áreas profissionais.  Em todo o mundo a Educação Superior registrou grande aumento no número de matrículas nos últimos anos. A melhoria nas taxas de progressão estudantil, o aumento do número de estudantes e a criação de novas instituições, principalmente em países em desenvolvimento, contribuíram muito para este avanço. Porém, os jovens brasileiros ainda têm pouco acesso à Educação Superior. No Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio do IBGE - PNAD, a taxa de frequência escolar líquida, isto é, o percentual da população de 18 a 24 anos que frequentava a Educação Superior em 2016 era de apenas 23,8%. No Rio Grande do Sul este valor foi de 27,6%. Uma das metas do Plano Nacional de Educação em vigor que trata da Educação Superior determina que o Brasil eleve a taxa líquida para 33% até o final da vigência do Plano, em 2024.

Na graduação os cursos são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processos seletivos. O pós-graduação, compreende cursos de especialização e programas de mestrado e doutorado.  No Brasil as matrículas em cursos superiores de graduação, tanto presencial como a distância, somaram mais de 8 milhões em 2016. No Rio Grande do Sul registraram-se 494.154 matrículas.

O Rio Grande do Sul possui uma rede de ensino superior bastante interiorizada, com grande número de instituições de destaque em vários municípios. Em 2017 contava com 21 Universidades, 7 Centros Universitários, 103 Faculdades e 3 Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia. No nível de pós-graduação, os cursos estão divididos em Especialização (Latu Sensu) e programas de Mestrado e Doutorado (Stricto Sensu). No Rio Grande do Sul, segundo dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, 34 instituições ofereceram cursos em programas de pós-graduação em 2016. Estas instituições matricularam 18.887 alunos, sendo 60,9% em Mestrado e 39,1% em Doutorado.

A Educação a Distância - EAD, em termos legais, é definida como a “modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores, desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos”. Esta modalidade de ensino cresceu significativamente nos últimos anos, principalmente na oferta de cursos superiores. Em 2017 no Rio Grande do Sul estavam presentes em 91 municípios e somavam 400 Pólos de Apoio Presencial* em atividade. Os cursos estão distribuídos em 4 tipos: Seqüencial; Bacharelado; Licenciatura e Tecnológico. Em 2016, o número de matrículas em cursos à distância no Brasil foi de 1.494.418 e no Rio Grande do Sul foi de 102.686.

*O Pólo de Apoio Presencial é o local de atendimento dos estudantes da educação a distância no município.

Matrículas em cursos de Graduação Presencial e à Distância por tipo de organização acadêmica no RS - 2016
Matrículas em cursos de Graduação Presencial e à Distância por tipo de organização acadêmica no RS - 2016

Fonte: MEC/CAPES

Programas de Pós-Graduação, por município no RS - 2017
tab Programas de Pós Graduação, por município no RS   2016
Fonte: MEC/CAPES

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul