Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ensino Superior

Em 2020 as matrículas em cursos de graduação no Rio Grande do Sul somaram mais de 534.507 matrículas

O Ensino Superior abrange os cursos de graduação e pós-graduação nas diferentes áreas profissionais. Em todo o mundo esse nível de ensino sofreu um significativo aumento no número de matrículas nos últimos anos. A melhoria nas taxas de progressão estudantil, o aumento do número de estudantes e a criação de novas instituições, principalmente em países em desenvolvimento, contribuíram muito para este avanço. Porém, os jovens brasileiros ainda têm pouco acesso à Educação Superior. No Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio do IBGE, a taxa ajustada de frequência escolar líquida, isto é, o percentual da população de 18 a 24 anos que frequenta a Educação Superior para 2019 era de 25,5%. No Rio Grande do Sul este valor foi de 28,2%. O Plano Nacional de Educação em vigor que trata da Educação Superior determinou como meta que o Brasil eleve a taxa líquida para 33% até o final da vigência do plano em 2024.

Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processos seletivos. Segundo o Censo da Educação Superior de 2020, as matrículas em cursos de graduação no Brasil, tanto presencial como a distância, somaram mais de oito milhões. No Rio Grande do Sul somam um total de 534.507matrículas em cursos presenciais e de educação à distância.

O Estado possui uma rede bastante interiorizada com grande número de instituições em vários municípios. Conforme o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior o Rio Grande do Sul conta atualmente com 21 Universidades, 10 Centros Universitários, 109 Faculdades e 3 Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia.

Na pós-graduação os cursos estão divididos em especialização (Latu Sensu) e programas de mestrado e doutorado (Stricto Sensu). Segundo dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, são 33 instituições que oferecem cursos em programas de pós-graduação em 2020. Estas instituições tiveram 35.417 matrículas, sendo 55,9% em mestrado e 44,1% em doutorado.

A modalidade de Educação a distância (EAD), principalmente na oferta de cursos superiores, cresceu significativamente nos últimos anos. Em termos legais a EAD é definida como a “modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos”.

Segundo o Censo da Educação Superior, o Rio Grande do Sul contou em 2020, com 1.381 pólos¹ de Educação à Distância. Os cursos são oferecidos por instituições de todo Brasil e estão distribuídos em quatro tipos: seqüencial, bacharelado, licenciatura e tecnológico. O número de matrículas no Brasil foi de 3.105.451 e no Rio Grande do Sul de 232.899.

 

¹ os pólos são espaços físicos criados e elaborados pelas Instituições de Ensino que oferecem cursos de Graduação EAD que devem ser obrigatoriamente credenciados pelo Ministério da Educação. Esses locais servem como complemento à plataforma virtual oferecida aos alunos, dispondo não só de profissionais da própria faculdade, como também de infra-estrutura física e tecnológica para enriquecer o aprendizado e facilitar o acesso deles à informação e ao conhecimento ao longo do curso.

Matrículas em cursos de Graduação Presencial e a Distância por Organização Acadêmica no RS – 2020
Fonte: MEC/INEP

Número de Pólos em Educação a Distância no RS – 2015-2020
Fonte: MEC/INEP

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul