Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ovinos

O Rio Grande do Sul é o estado com o maior rebanho de ovinos do Brasil

A Ásia é o continente maior produtor de ovinos no mundo, com 45% do efetivo mundial. O continente americano com 7% é o último colocado no ranking, de acordo com a Food and Agriculture Organization - FAO. O Brasil contava com um número médio de 17.771.841 cabeças no triênio 2013-2015. Entre as unidades da federação, o Rio Grande do Sul é o estado com o maior rebanho do Brasil.

Segundo a Pesquisa Agrícola Municipal do IBGE, o Rio Grande do Sul registrou, em média no período 2013-2015, um rebanho de 4.143.824 cabeças/ano. O Estado vem diminuindo a participação do seu rebanho em relação ao total do Brasil, embora o número de cabeças tenha se mantido relativamente constante no período. Isto porque, nos últimos anos, outros estados, principalmente do Nordeste, despontaram na atividade*. No Rio Grande do Sul a criação de ovinos é baseada tradicionalmente na produção de ovinos de raças para a produção de lã, carne e mistas, mais adaptadas ao clima subtropical. Mais recentemente, a produção de carne tem se destacado na ovinocultura no Estado em função da elevação dos preços pagos ao produtor, que tornou a atividade mais atraente e rentável ao produtor.

No período 2013-2015, 12 municípios apresentaram produção média superior a 100.000 cabeças. Estes doze municípios, somados, respondem por aproximadamente 52% do total do rebanho gaúcho. Os principais municípios produtores encontram-se principalmente na porção sul-sudoeste do Rio Grande do Sul. Santana do Livramento com 435.978 cabeças em média é o maior; seguido de Alegrete com 275.550 cabeças.


*Naquela região foram introduzidos ovinos de raças deslanadas, mais adaptadas ao clima tropical e de alta rusticidade por emprego de melhoramento genético e técnicas de manejo específicas que propiciaram a elevação da produtividade, com foco na produção de carne e peles. 

Evolução anual do efetivo de ovinos 2000-2015 - BR e RS
tab_Evolução anual do efetivo de ovinos 2000 2015   BR e RS

Fonte: IBGE/Pesquisa Pecuária Municipal

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul