Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Distribuição de Energia Elétrica

No RS a distribuição de energia elétrica é realizada por concessionárias, permissionárias e autorizadas

Conforme a ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica a distribuição se caracteriza como o segmento do setor elétrico dedicado à entrega de energia elétrica para um usuário final. No Brasil, o serviço de distribuição de energia é realizado por empresas concessionárias, permissionárias e autorizadas.

No Rio Grande do Sul, três grandes concessionárias - RGE e RGE Sul* (ambas empresas do grupo CPFL Energia) e CEEE - D, realizam a distribuição de energia ou atuam como supridoras para as concessionárias menores, permissionárias e autorizadas. As três concessionárias respondem por aproximadamente 93% da energia vendida no Estado, segundo a CEEE (BERS 2015). Além dessas, cinco concessionárias de pequeno porte atuam também na distribuição de energia elétrica, principalmente nas áreas urbanas dos municípios: DEMEI (Departamento Municipal de Energia de Ijuí), ELETROCAR (Centrais Elétricas de Carazinho S.A.), HIDROPAN (Hidroelétrica Panambi S.A.), MUX ENERGIA (Muxfeldt, Marin & Cia Ltda.) e NOVA PALMA ENERGIA LTDA.

Existem ainda no Estado 15 permissionárias ou autorizadas, na sua grande maioria, Cooperativas de Eletrificação Rural: CELETRO Cooperativa de Eletrificação Centro Jacuí , CERFOX - Cooperativa de Distribuição de Energia Fontoura Xavier, CERILUZ - Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento Ijuí, CERMISSÕES - Cooperativa de Distribuição e Geração de Energia das Missões, CERTAJA - Cooperativa Regional de Energia Taquari Jacuí, CERTEL - Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia, CERTHIL - Cooperativa de Distribuição de Energia Entre Rios, CERVALE - Cooperativa de Eletrificação Rural do Vale do Jaguari, COOPERLUZ - Cooperativa Distribuidora Fronteira Noroeste, COOPERNORTE - Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento do Litoral Norte, COOPERSUL - Cooperativa Regional de Eletrificação Rural Fronteira Sul, COPREL - Cooperativa de Energia, COSEL - Cooperativa Sudeste de Eletrificação Rural, CRELUZ D - Cooperativa de Distribuição de Energia e CRERAL - Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai.

De acordo com a ANEEL, "a legislação atual referente aos contratos de concessão de distribuição priorizam o atendimento abrangente do mercado, sem qualquer exclusão das populações de baixa renda e das áreas de menor densidade populacional. Prevê ainda o incentivo à implantação de medidas de combate ao desperdício de energia e de ações relacionadas às pesquisas voltadas para o setor elétrico". (In: http://www.aneel.gov.br/contratos1)

* A AES Sul foi vendida em junho de 2016 para o Grupo CPFL Energia, passando a se chamar RGE Sul.

Número de unidades consumidoras atendidas por tipo de distribuidora de energia elétrica no RS 2014
Número de unidades consumidoras atendidas por tipo de distribuidora de energia elétrica no RS 2014


Fonte: CEEE. BERS 2015

Participação dasGrandes concessionárias no mercado de distribuição de energia elétrica no RS 2014
Participação das Grandes concessionárias no mercado de distribuição de energia elétrica no RS 2014

Fonte: CEEE. BERS 2015

Número de consumidores e municípios atendidos por Cooperativas de Distribuição de Energia Elétrica no RS 2016
Número de consumidores e municípios atendidos por Cooperativas de Distribuição de Energia Elétrica no RS 2016


Fonte: FECOERGS - Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul




Arquivos para download

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul