Ensino Fundamental - Matrículas e Estabelecimentos

No RS 48,4% das escolas de Ensino Fundamental são de responsabilidade do município

O Ensino Fundamental no Brasil é uma das etapas da Educação Básica e de acordo com a Constituição Brasileira é obrigatório para todas as crianças com idade entre 6 e 14 anos. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB estabelece que a o ensino possa ser organizado em séries, ciclos ou disciplinas. Em fevereiro de 2006, houve alteração na lei, ampliando o Ensino Fundamental de 8 para 9 anos.

Nos últimos anos, o País e o Estado vêm apresentando uma redução nos números absolutos do total de matrículas deste nível de ensino. No período 2007 a 2015 o Brasil reduziu em 13,05% suas matrículas. O Rio Grande do Sul teve um percentual mais alto, de 17,83%. A queda nas matrículas do ensino fundamental, em parte, pode ser explicada pela queda das taxas de natalidade e à regularização do fluxo de atendimento de alunos, através da estabilização da repetência.

Observando a distribuição dos estabelecimentos entre as esferas pública e privada, constata-se que a maioria das escolas no Rio Grande do Sul são de responsabilidade do poder público municipal. Tendo as escolas municipais respondido por 48,4% do total dos estabelecimentos em 2015. Isso se relaciona com a obrigatoriedade constitucional de atuação dos municípios na educação infantil e ensino fundamental.

Estabelecimentos de Ensino Fundamental, por dependência - 2015
estabelecimentos ef 2015