Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Administração pública,defesa e seguridade;Água,esgoto, residuos;Eletricidade e gás;Serviços domésticos;Organismos internacionais

As atividades especializadas destas Seções estão presentes em maior número nos centros regionais e nas Regiões Metropolitanas

Segundo a CNAE¹, a Seção Administração Pública, Defesa e Seguridade Social, formada pela divisão de mesmo nome, “compreende as atividades que, por sua natureza, são normalmente realizadas pela Administração Pública (...), de natureza não-mercantil, compreendendo a administração geral (...) nas três esferas de governo e a regulamentação e fiscalização das atividades na área social e da vida econômica do país (...); as atividades de defesa, justiça, relações exteriores, etc.(...) e a gestão do sistema de seguridade social obrigatória (...).” Nesta Seção, o Estado ocupava em 2020 o 4º lugar no ranking dos estados brasileiros em número de estabelecimentos² e 7º em número de empregados. De acordo com os dados da RAIS - Relação Anual de Informações Sociais³, a Seção Administração Pública, Defesa e Seguridade Social contava com 1.139 estabelecimentos e 435.199 empregados em 2020, representando respectivamente 0,5% do total de estabelecimentos e 20,1% do total de empregados dos Serviços no Estado.

De acordo com a CNAE, a Seção Água, Esgoto, Atividades de Gestão de Resíduos e Descontaminação, formada por 4 divisões, “compreende as atividades de captação, tratamento e distribuição de água por redes permanentes de tubulações e dutos ou por outras formas de distribuição.(...). Compreende também a gestão de redes de esgoto (coleta e tratamento); gestão de resíduos (...) industriais ou domésticos e materiais contaminados e as atividades de descontaminação do solo, de águas subterrâneas e superficiais, de edificações contaminadas, de áreas de mineração.” Nesta Seção, o Estado ocupava em 2020 o 3º lugar no ranking dos estados brasileiros em número de estabelecimentos² e 7º em número de empregados. De acordo com os dados da RAIS, a Seção Água, Esgoto, Atividades de Gestão de Resíduos e Descontaminação contava com 946 estabelecimentos e 16.568 empregados em 2020, representando 0,4% do total de estabelecimentos e 0,8% do total de empregados dos Serviços no Estado.

Conforme a CNAE, a Seção Eletricidade e Gás, formada por uma divisão de mesmo nome, “compreende as atividades de produção, transmissão e distribuição de energia elétrica; de fornecimento de gás e de produção e distribuição de vapor e de água quente através de uma rede permanente de linhas, tubulações e dutos (...). Compreende também as unidades que operam no mercado atacadista de energia elétrica.(...)” Nesta Seção, o Estado ocupava em 2020 o 2º lugar no ranking dos estados brasileiros em número de estabelecimentos² e 3º em número de empregados. De acordo com os dados da RAIS, a Seção Água, Esgoto, Atividades de Gestão de Resíduos e Descontaminação contava com 395 estabelecimentos e 11.261 empregados em 2020, representando 0,2% do total de estabelecimentos e 0,5% do total de empregados dos Serviços no Estado.

A Seção Serviços Domésticos, formada pela divisão de mesmo nome, “compreende as atividades realizadas nos domicílios por empregados contratados pelas famílias”, segundo a CNAE. Nesta Seção, o Estado ocupava em 2020 o 7º lugar no ranking dos estados brasileiros em número de estabelecimentos² e 10º em número de empregados. De acordo com os dados da RAIS, a Seção Serviços contava com 47 estabelecimentos e 69 empregados em 2020.

E, a Seção Organismos Internacionais e Outras Instituições Extraterritoriais, formada pela divisão de mesmo nome, “compreende as atividades de enclaves diplomáticos ou similares como embaixadas, consulados, representações de organismos internacionais, onde se enquadram os organismos localizados no país, dentro do conceito de extraterritorialidade, ou seja, o local físico em que operam não é considerado território sob as leis nacionais”, conforme a CNAE. Nesta Seção, o Estado ocupava em 2020 o 4º lugar no ranking dos estados brasileiros em número de estabelecimentos² e em número de empregados. De acordo com os dados da RAIS, a Seção contava com 19 estabelecimentos e 66 empregados em 2020.

¹IBGE. Classificação Nacional de Atividades Econômicas -  CNAE 2.0
² Exceto RAIS Negativa
³ A RAIS - Relação Anual de Informações Sociais é uma declaração feita pelo próprio estabelecimento com empregados ou sem empregados (RAIS Negativa), inscritos no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas - CNPJ.(In: http://www.rais.gov.br/sitio/quem_deve_declarar.jsf)

Número de estabelecimentos* e de empregados em 2020

Fonte: Ministério da Economia/RAIS - *exceto RAIS Negaiva

Atlas Socioeconômico do Rio Grande do Sul